O evento, que decorreu no Anfiteatro das Sessões Solenes, reuniu investigadores, técnicos e especialistas, para debaterem, ao longo destes dois dias, temáticas como a inteligência artificial, as novas infraestruturas de computação e os desafios da transição digital nas áreas académicas e empresariais em Portugal e na Europa. O encontro inseriu-se no programa de atividades da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), com o objetivo de desenvolver capacidades em computação avançada, motivar a colaboração dos presentes na área, e ainda explorar temas centrais como o estado das infraestruturas e os recursos disponíveis para os investigadores portugueses.
A sessão de abertura do ENCA contou com a presença do professor Francisco Santos, Vice Presidente da FCT, que apresentou o novo Centro Nacional de Computação Avançada. Durante o dia, apresentações sobre os supercomputadores e recursos europeus como o EuroHPC, denominada de “Oferta de computação Avançada”, bem como a “Oferta Futura IA – AI Factory”, em que se analisou o desenvolvimento de soluções com inteligência artificial para o setor público e privado, foram as sessões de destaque.
O segundo e último dia prosseguiu com uma discussão sobre a utilização de tecnologias de containers para facilitar o desenvolvimento e a escalabilidade dos modelos de inteligência artificial e iniciativas com base no desenvolvimento de recursos humanos e de formação especializada, com a apresentação dos resultados do Inquérito Nacional de Computação Avançada (INCA 2023), com a resolução de necessidades e possíveis soluções para dinamizar a computação avançada no país.
Durante estes dois dias, os participantes tiveram também a oportunidade de assistir a workshops, sessões temáticas e mesas redondas que abrangiam as temáticas discutidas nas sessões.
Este evento encerrou com uma sessão de agradecimentos, seguida de uma reunião dos parceiros do projeto EuroCC2, que visa fortalecer as competências nacionais, e é um dos principais impulsionadores da computação avançada no continente europeu. O ENCA é visto como um espaço essencial para o debate e desenvolvimento da computação avançada em Portugal, um ponto de encontro anual para todos os interessados nos progressos digitais.