A 2ª edição do “Jardim em duas rodas” foi realizada no Jardim das Artes, no último sábado. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com a Covilhã Mobilidade, tinha como objetivo demonstrar que a locomoção mais sustentável é possível. Algumas pessoas utilizaram bicicletas e trotinetes elétricas pela primeira vez, de forma gratuita.
Foi o caso de Vera Pereira que, depois do primeiro contacto, expressou o desejo de incorporar a bicicleta elétrica no dia a dia: “É só uma questão de a gente se adaptar”. Para Juvita Segunda, o desafio era superar o receio da trotinete. Ela uniu a curiosidade com o incentivo e resolveu experimentar. Durante o passeio, contou que usa bastante o transporte público e que enfrenta dificuldades com “autocarros lotados e veículos que são mais pequenos e não conseguem atender à população, principalmente nos horários de pico”. Por isso, pontuou a importância de existirem meios alternativos para resolver o problema.

O casal Lucas e Pâmela apontou problemas semelhantes. Segundo eles, falta pontualidade dos autocarros, o que faz com que, em alguns casos, optem pelo carro ou decidam fazer certos trajetos a pé. Quanto às bicicletas e trotinetes elétricas, ambos partilharam o pensamento de que, além de uma forma de diversão, esses transportes podem ajudar a “sair da rotina, sendo uma boa opção”. A ação de sensibilização aconteceu durante a Semana Europeia da Mobilidade e incluiu representantes, pais e alunos de escolas secundárias, que também participaram de percursos pedonais educativos. Durante dois dias, o transporte rodoviário foi gratuito em todo o município.

Para Mariana Lino, da Divisão de Planeamento da CM, a Covilhã está comprometida em encontrar soluções que ajudem as pessoas a deixar o automóvel em casa. A arquiteta e paisagista aproveitou o evento para reforçar a melhoria da qualidade dos elevadores e funiculares e do sistema partilhado de bicicletas e trotinetes elétricas, que “além de facilitar as deslocações, contribuem para a redução da pegada ecológica”.
Os meios de mobilidade suave estão presentes na Covilhã desde o ano passado. Mariana Lino explicou ainda que os equipamentos estão localizados em pontos considerados estratégicos e que eventualmente a rede poderá ser ampliada .

Desde 16 de setembro, cidades europeias promoveram iniciativas semelhantes com o lema “Combina e Move-te”. As ações terminaram no Dia Mundial sem Carros.










