Devido à época festiva, a Covilhã recebeu diversas atividades sobre a Páscoa, entre as quais os “Concertos com histórias para famílias”. O evento, que decorreu no sábado, dia 1 de abril, na Biblioteca Municipal começou com o tema do filme “Indiana Jones”, interpretado por dois professores integrantes do projeto em violino e em piano. Seguiu-se uma leitura da obra “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, interpretada por Diana Barata, responsável pela área de design e criatividade do projeto, sempre acompanhada por efeitos sonoros tocados nos instrumentos.
O conto relata a insólita história de uma galinha que chocou uns ovos de onde nasceria uma ninhada invulgar: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e um pinto. Uma ninhada tão diferente que a mãe galinha teve dificuldade em alimentá-la, mas que a defenderam, também de forma, em momentos de perigo ao longo da vida. Esta obra retrata de maneira subtil, mas sem perder o humor e ternura de uma história infantil, um cenário de multiculturalidade. “A mãe não tem de ser biológica e todos podemos tratar uns dos outros, mesmo que não sejam nossos de sangue”, acrescenta Diana Barata.
No final da história ouviu-se novamente a interpretação de uma melodia, mas desta vez alusiva à época de Páscoa, onde se foi pedida a participação das crianças para cantar.
A seguir, foram realizadas atividades práticas de pintura de ovos e de realização de velas ecológicas, produzidas com óleo alimentar. Esta ação foi dinamizada por Mara Gonçalves, responsável pela “ciência divertida” e atividades experimentais do projeto.
Para finalizar a tarde, foi realizada uma “caça aos ovos” simbólica e todos os participantes terminaram com um sorriso e uma lembrança para assinalar o dia.
Cristina Casal, mãe de uma das crianças participantes, afirma que tem vindo todos os meses assistir a estes eventos e acredita que “são uma mais-valia e ainda por cima é gratuito”, realçando positivamente a mistura da música com a leitura.
Esta ação, dinamizada pelo projeto “EU SOU +”, proporciona um contacto de maior proximidade com a literatura e com a música erudita, desenvolvendo o interesse e o gosto do público infantil e juvenil.