O Embaixador do Brasil, Raimundo Silva, ressaltou a importância do turismo entre Portugal e o seu país. Atualmente, os dois países “estão ligados por 14 pontos de voos diretos semanais graças a um acordo assinado o ano passado”. Frisou ainda que o processo de obtenção de visas deve ser melhorado de um país para o outro.
Rhina Bhardi, a Embaixadora de El Salvador, defendeu que a América Latina é uma região muito importante para Portugal, uma vez que “cada um dos países apresentam muitas oportunidades de vários tipos”. A nível de desafios, lamentou que o seu país seja “uma região pouco conhecida e sem boa reputação” junto dos portugueses, o que impede os investimentos.
Miguel Prestol, Embaixador da República Dominicana, disse que o seu país tomou iniciativas para criar ligações com Portugal no domínio do ensino superior, sublinhando que a promoção da cultura e das tecnologias são uma grande prioridade nas áreas do turismo e da hotelaria.
Pablo Garrido, Embaixador do Panamá, declarou que é necessário aproximar o seu país a Portugal através de acordos que permitam o desenvolvimento da confiança e de potencialidades comuns.
Já o Embaixador da Colômbia, José Quintero, informou que o governo do seu país tem incentivado a aprendizagem da língua portuguesa através dos centros de ensino da Universidade Nacional da Colômbia e da Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa, ambas localizadas na capital de Bogotá. Disse ainda que a aprendizagem do português “é importante para o futuro económico e cultural do país, nomeadamente porque a Colômbia partilha uma vasta fronteira com o Brasil”.
Pedro Pimentel, o Cônsul Honorário do Equador no Porto, anunciou que existem acordos entre o seu país e Portugal como resposta às problemáticas ambientais. Sublinhou que devemos evitar o consumismo através da poupança de água e energia, de incentivos às economias locais e de um melhor aproveitamento da comida.
O I Encontro de Embaixadores Latino-Americanos na UBI foi organizado pelo Núcleo de Estudantes Latino Americanos, ou NELA, em conjunto com a Vice-Reitoria para a Internacionalização e Interação com a Sociedade e a Pró-Reitoria para a Cooperação Internacional. O seu objetivo, segundo a Pró-Reitora Célia Nunes, foi estreitar as relações entre os Países da América Latina com Portugal e instituições como a UBI. O Reitor Mário Raposo frisou ainda que os alunos estrangeiros são incentivados a promover e organizar eventos como este.