Às Armas ou às Urnas: da Revolução ao nascimento da democracia portuguesa

A UBI abriu portas a uma viagem pela história recente de Portugal com a exposição “Às Armas ou às Urnas – Povo, MFA e Forças Armadas: entre revolução e democracia (1974-1982)”, que estará presente até ao dia 9 de maio de 2025. A mostra, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, pode ser visitada no Polo I, de segunda a sexta-feira.

A inauguração teve lugar a 4 de abril e contou com a conferência

Conferência “Portugal, 1974-1975, o nascimento de uma democracia”

“Portugal, 1974-1975, o nascimento de uma democracia”, proferida pela historiadora e Comissária Executiva da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola. Esta sessão, que decorreu no Anfiteatro 2.12 da Faculdade de Artes e Letras, reuniu alunos, docentes e a comunidade académica num momento de reflexão sobre os primeiros passos da democracia em Portugal.

Após a conferência, seguiu-se a cerimónia inaugural da exposição e uma visita guiada conduzida por Gonçalo Margato. O evento contou com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, dos Vice-Reitores Paulo Serra e Amélia Augusto, e do Diretor do Mestrado em Relações Internacionais, João Terrenas, entre outros convidados e membros da academia.

A exposição revisita o período conturbado e decisivo entre a revolução de 1974 e os primeiros anos do regime democrático, destacando o

Visita guiada conduzida por Gonçalo Margato.

papel das Forças Armadas e da sociedade civil na construção de um novo país. Partindo de uma mostra original patente em 2024 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, esta iniciativa alarga-se agora a diferentes pontos do país, aproximando a memória coletiva de novos públicos.

Pode ler também