Durante o mês de outubro, a Biblioteca da Universidade da Beira Interior recebe a exposição “Da Luz que Dá as Cores” do artista e professor Carlos Adaixo, natural da Guarda.
Não é a primeira vez que o pintor expõe a sua arte na cidade da Covilhã. Já o tinha feito em 2020 no espaço de exposições da Tinturaria, mas na UBI estes são os primeiros quadros que apresenta. Esta exibição surgiu em forma de convite após a visita da coordenadora da biblioteca ao Museu da Guarda, primeiro local onde o artista expôs as suas obras.
Este conjunto de trabalhos conta com 82 quadros, no entanto devido às limitações de espaço apenas 16 se encontram presentes na zona de leitura da Biblioteca Central.
Sobre o espaço de exposições da biblioteca, Carlos Adaixo explica que devido à disposição do recinto “acaba por eliminar um pouco as cores que eu pintei, fazendo com que no fundo a tela ganhe uma luz própria”, por se encontrarem em contra-luz. O nome dado a esta mostra pelo artista remete para o local em que os trabalhos estão a ser apresentados, contra a luz e de costas para as vidraças.
Carlos Adaixo, é professor de Filosofia e Psicologia na Guarda e admite “ter a paixão pelas Belas Artes desde sempre”, embora não faça disso profissão pois “não a quero ver como uma obrigação”.