Com mais uma época desportiva a terminar, o Clube Desportivo de Gouveia faz um balanço positivo do ano. Desde os sub-15 até aos seniores, foi uma temporada marcada por muitas vitórias – e golos – que culminam agora em títulos há muito desejados.
O escalão com mais destaque, como será de esperar, são os seniores. Dominaram por completo a 1ª Divisão da AF Guarda e sagraram-se campeões, conseguindo assim voltar aos campeonatos nacionais, um ano após a descida do Campeonato de Portugal. O grande destaque da equipa é Abdoullaye Daffé, que em 26 jogos pela equipa gouveense – ainda vestiu a camisola do SC Espinho por quatro vezes – marcou 34 golos.

Os sub-19, que estão divididos em duas equipas, também tiveram uma temporada de grande qualidade. A equipa que participa no campeonato nacional qualificou-se para a fase de subida à primeira divisão, e com apenas um um jogo restante, mantém-se ainda na luta. O elenco liderado por Marco Almeida irá tentar vencer na visita aos Açores, onde irá defrontar o AD Machico.
A equipa B sagrou-se campeã distrital, e caso os juniores A consigam o acesso à primeira divisão, subirá também aos campeonatos nacionais. Seria um acontecimento histórico, já que até há pouco tempo nunca uma equipa do distrito da Guarda havia conseguido a manutenção no campeonato nacional, quanto mais colocar duas formações do mesmo clube.
Os sub-17 não conseguiram ir além do segundo lugar, mas tal como nos outros escalões a sua época foi uma chuva de golos, e alcançaram a marca dos 160.
Com dois jogos por disputar, os iniciados do CD Gouveia foram o escalão com os números mais impressionantes. Os sub-15 foram campeões com 25 vitórias em 26 jogos, tendo até ao momento um registo de 227 golos marcados e apenas nove sofridos.
Muito do sucesso do CD Gouveia deve-se à sua aquisição por parte do ENFA Sports, grupo americano que profissionalizou o clube, transformando por completo o seu funcionamento, não só desportivo mas também empresarial.
Foi constituída uma SAD, do qual o clube ficou com 20% e o grupo ENFA Sports ficou com os restantes 80%. Desde então foi criada na cidade de Gouveia a “Lobos da Serra Academy” que alberga jovens jogadores de várias partes do mundo, bem como o principal patrocinador passou a ser uma empresa de aluguer de aeronaves americana, a North American Air Charter.

A pensar no futuro, o trabalho desenvolvido no CD Gouveia está a ser expandido pelo grupo americano nos Estados Unidos e no Canadá, para onde treinadores do clube gouveense viajam, a fim de oferecer formação ao estilo europeu a jovens talentos.
O Clube Desportivo de Gouveia tem 61 anos de existência, e é um dos clubes mais titulados do distrito da Guarda. Com o investimento da ENFA Sports pretende afirmar-se como um clube vencedor, tendo o objetivo a curto prazo de competir na LIGA 3.
Fotografia: Dinis Madeira