“Dar aos estudantes aquilo que eles não têm na universidade” é o grande objetivo da Happy Wish.

E tu com que mundo sonhas? Esta é uma Júnior Iniciativa de âmbito social constituída por alunos da Universidade da Beira Interior.

A Happy Wish nasceu em 2016 com o objetivo de capacitar os estudantes para o mercado de trabalho e desenvolver a componente mais prática que falta em muitos cursos da Universidade da Beira Interior. Começaram pequenos, foram crescendo e hoje já são quase 40 membros. Integram o movimento júnior português e esperam ser no futuro uma Júnior empresa.

Bruna Ferreira, Presidente

Continuarem todos motivados e com o mesmo objetivo “é o mais complicado, principalmente na altura do Covid, tinha de ser tudo feito online o que criou um distanciamento maior entre as pessoas”, mas ao voltar à normalidade, a maior parte das atividades são agora presenciais. São feitas reuniões e jogos entre os membros para “quebrar o gelo” diz Bruna Ferreira, presidente da Happy Wish. “Temos algumas parcerias com os núcleos de estudantes e instituições de voluntariado como a Casa do Menino Jesus, Lar de São José, e com o centro de atividades da Câmara Municipal da Covilhã”, explica.

A Happy Wish é uma associação de voluntariado onde “o trabalho em equipa, a responsabilidade e a união são fundamentais”. O impacto desta associação na comunidade covilhanense é significativo. “Todos os meses fazemos uma atividade com as pessoas na rua, por exemplo uma vez levámos uma cartolina para quem passasse escrevesse o porquê de serem gratas. Outra vez pedimos para as pessoas escreverem uma carta para o seu futuro eu. Claro que nas instituições temos um impacto mais direto porque as atividades são mais regulares” revela Beatriz Cardoso, secretária-geral.

Ao longo dos mandatos, a estrutura mantém-se e é constituída pela presidência, e seis departamentos: ação social, eventos, finanças, marketing comunicação e imagem, recursos humanos e relações externas. “Deixamos que os membros explorem os cargos dentro dos departamentos, todos têm liberdade para experimentar diferentes cargos” refere a presidente.

Como é um trabalho não remunerado, “o maior desafio é sem dúvida manter a motivação dos membros. Enquanto presidente, já passei por cargos inferiores, sei como é que eles se sentem, por isso nas nossas reuniões tento mantê-los motivados”, diz Bruna Ferreira. “Dar aos estudantes aquilo que eles não têm na universidade” é o grande objetivo da Happy Wish. “Responsabilidade social, abrigo, família e orgulho” são as palavras com que as duas estudantes descrevem a associação.

 

Pode ler também