O Museu dos Lanifícios foi o local escolhido para a comemoração do Dia Internacional da Matemática, no dia 14 de março, num evento organizado pelos alunos de licenciatura do curso de Matemática e Aplicações da UBI.
A tarde, alusiva à matemática, começou com a realização de um quiz e continuou com uma palestra de António Bento, docente da UBI. Eva Veloso, aluna do Curso de Matemática e Aplicações e uma das organizadoras conta que a grande motivação dos alunos foi o facto de “o curso ser recente e pequeno” querendo, com atividades como esta, divulgar a licenciatura o mais possível e motivar futuros alunos.

Na palestra, o professor António Bento falou sobre a vida de π (PI). Percorrendo os estágios da vida deste número desde o nascimento, infância, juventude e vida adulta, metáfora usada para explicar o desenvolvimento do cálculo das casas decimais de π, que atualmente são 202 biliões de casa decimais. Para o palestrante, a realização de eventos deste tipo é fundamental para motivar os alunos para a escolha de cursos ligados à matemática no ensino superior, cursos estes frequentemente com poucas vagas preenchidas.
Matilde foi uma das participantes desta celebração e conta que atividades como esta ajudam a tornar a matemática “mais divertida e menos secante”, explicando que “a matemática é importante para quase tudo e é fundamental para progredir no futuro, através de cálculos inovadores.”
O evento que comemorou o Dia Internacional da Matemática teve grande adesão e encerrou com um convívio, que se tornou numa oportunidade para aproximar a matemática do público, incentivando o seu estudo.