Escola Secundária Campos Melo promove o XXIX Sarau Cultural “À procura de um futuro”

O XXIX Sarau Cultural da Escola Secundária Campos Melo decorreu no passado dia 22 de Maio pelas 21:00 horas, sob o mote “À procura de um futuro”, envolvendo alunos, professores, funcionários e a comunidade local numa celebração de arte, música e introspeção.

O evento, é já uma tradição, desde o ano 1991, da Escola Secundária Campos Melo, tendo o costume de se realizar no mês de maio e tem vindo a ser organizado pela associação de estudantes e alguns professores em específico. Esta iniciativa surgiu de uma “brincadeira” entre os professores, e desde então virou tradição. É maioritariamente dedicado aos finalistas e tem lugar no Teatro Municipal da Covilhã, onde contou com a participação ativa de dezenas de alunos do ensino secundário e profissional. Este ano, o tema “À procura de um futuro” inspirou apresentações centradas nos desafios da juventude, como as mudanças sociais e sonhos coletivos num mundo em constante transformação.

A programação incluiu o discurso dos responsáveis (diretora e a presidente da associação de estudantes), o famoso “Haka”, que iniciou e finalizou este evento, performances de teatro, declamações de poemas, batalhas de dança, entrega de “melos”, atuações musicais, tendo sempre como base à componente criativa e crítica dos alunos. Os trabalhos apresentados refletem as preocupações com o meio ambiente, inteligência artificial, direitos humanos e a importância da educação.

Segundo a professora estagiária Beatriz Fernandes, “O sarau é algo eterno”, afirma ainda que “Estar ali, ontem, ver, poder participar, agora noutro papel, enquanto professora estagiária, foi uma coisa, que vai ficar para sempre. É uma sensação diferente, porque enquanto somos alunos é uma sensação de orgulho, porque os nossos pais estão a ver, mas ali não, ali nós vemos os nossos meninos, com um passinho numa nova etapa das suas vidas, é incrível”. Concluindo que: “O sarau não é uma festa, o sarau é a junção dos valores da escola. Esta escola cria sobretudo pessoas mais humanas graças àqueles que são os ideais que a escola pretende transmitir.

O evento foi aberto à comunidade, incluindo familiares, antigos alunos e parceiros institucionais, reforçando os laços entre a escola, as famílias e toda a comunidade institucional que promove o bem-estar dos alunos e da escola.

Com esta 29.ª edição, o Sarau Cultural reafirma-se como um espaço de encontro entre gerações e de promoção do pensamento crítico, num ambiente de partilha artística e construção coletiva de esperança. A direção da escola já confirmou que a 30.ª edição está em preparação para o próximo ano letivo e ainda teve um convite por parte do Estabelecimento Prisional da Covilhã, devido à longa parceria que preserva com a Escola Secundária Campos Melo e onde lecionam alguns dos professores da escola. E assim, voltarão a realizar a mesma atuação do passado dia 22 de maio.

 

 

Pode ler também