No dia 15 de maio, no âmbito do Seminário Internacional sobre Trauma e Regeneração óssea, o grande auditório da Faculdade Ciências da Saúde recebeu Peter Giannoudis, um dos mais reputados ortopedistas do mundo.
Peter Giannoudis é um reconhecido especialista em trauma ortopédico e docente na Escola de Medicina da Universidade Lees, no Reino Unido. Criou e dirige a “Day one trauma support”, uma associação que ajuda doentes com lesões traumáticas. Na origem desta instituição de solidariedade, está o reconhecimento de que existem falhas no apoio, cuidados e orientação de que os doentes e as suas famílias necessitam após um acidente.
O especialista encerrou a palestra desafiando os participantes a iniciarem na Covilhã um projeto análogo ao que criou em Leeds. “Com o meu apoio, talvez seja possível fazer algo semelhante nesta cidade, nesta Universidade, neste hospital. E até alargar a experiência ao resto do país”, disse Giannoudis.
O evento durou uma hora e meia, no final da palestra houve a oportunidade de falar com o docente. Estava ainda prevista uma conferência intitulada “Try again: bone regeneration: The past present and future”, mas foi adiada para dia 17 de maio, pelas 18 horas, por questões de logística.