GIR: espaço de convívio e lazer

GIR do Rodrigo
O Grupo de Instrução e Recreio, associação cultural e recreativa do Rodrigo, foi criado em 2 de abril de 1921, por José António Lopes.

A falta de um espaço de convívio social para a população na zona do Rodrigo, levou José Lopes, Bernardo dos Santos, Mário Paiva, João Lemos, Álvaro Mineiro, e Joaquim Brásia a fundar o Grupo de Instrução e Recreio do Rodrigo (GIR), no ano de 1921.

Entre os vários objetivos iniciais estavam o combate ao analfabetismo entre os operários e, mais tarde, a criação de uma lutuosa, em 1942, com o intuito de pagar os funerais aos sócios falecidos . Desta forma, nasceu a primeira escola do Rodrigo, direcionado aos sócios adultos, fundada e lecionada por José Lopes. Mais tarde, foi criado, ainda, uma escola para os filhos dos sócios do GIR.

Com a adesão da população, este espaço cresceu, passando por vários espaços e tornando-se um local de referência no Rodrigo. A Câmara Municipal da Covilhã não ficou indiferente ao importante papel do Grupo de Instrução e Recreio, distinguindo-o com uma medalha de prata pelos serviços oferecidos à população.

Atualmente, o GIR do Rodrigo organiza torneios de malha, sueca, bilhar e caminhadas, para além de atividades em dias festivos, com uma presença ativa nas marchas populares da cidade.