Happy Wish Organiza Workshop “Expressa-te sem medo”

Aline Grupillo apresenta o Workshop de Comunicação. Créditos: Liliana Marques
A Happy Wish realizou no passado dia 13 de novembro na Faculdade de Engenharia, o Workshop de Comunicação em Público destinado a toda a comunidade da UBI.

A Happy Wish é uma Júnior Iniciativa de âmbito social constituída por alunos da Universidade da Beira Interior que tem por objetivos “planear, desenvolver, organizar e realizar atividades de caráter educativo e pedagógico”. Com a formação realizada a Happy Wish pretendeu ajudar os participantes a perderem o medo de falar perante uma audiência e a adquirirem competências com vista a melhorarem as suas aptidões em comunicação pública.

Os organizadores do evento, Francisco Matos e Liliana Marques, explicaram que a associação “é uma júnior iniciativa constituída por alunos da UBI de diferentes cursos. Realizamos eventos online e eventos presenciais sobre temas abertos a toda a comunidade. A Happy Wish é constituída por seis departamentos: eventos, recursos humanos, relações externas, ação social, financeiro e comunicação e marketing”, permitindo-lhes atuar em diversas áreas. Quanto à adesão ao Workshop, o resultado “foi muito positivo” apesar das dificuldades de preparação, garantem os responsáveis. “O número de participantes superou as nossas expectativas, foi um workshop difícil de organizar e com uma preparação prévia feita ao pormenor”.

O objetivo do evento era “falar e ajudar a ultrapassar as dificuldades encontradas na comunicação” bem como “passar algumas dicas para os estudantes usarem no dia a dia para se expressarem melhor quando forem apresentar trabalhos, quando forem trocar ideias com os colegas, com os professores, quando forem participar de algum evento específico”.

Aline Grupillo, professora do curso de Ciências da Comunicação e Cinema, foi a oradora e realçou que “o grande objetivo era dizer que saber expressar-se bem é algo que qualquer um de nós pode conseguir, desde que treine a mente para fazê-lo. Mesmo os profissionais muito capacitados e muito experientes em comunicação, às vezes encontram dificuldades para se expressar e hoje com tantas ferramentas comunicativas, parece que quanto mais a gente tem ferramentas para comunicar, menos a gente consegue comunicar bem e expressar-se bem”. No final a oradora acabou por dizer que “pela participação dos alunos ao colocarem questões e a entrarem na dinâmica, aceitando participar nas dinâmicas propostas, fiquei com a impressão de que correu bem”.

 

 

O Tema do Workshop foi escolhido por ser apropriado a todos os cursos da universidade e por ser “muito útil para o futuro, ao ajudar na preparação de apresentações orais e preparar as pessoas para o mercado de trabalho”.

Na sessão estiveram presentes 38 pessoas, com destaque para a presença de alunos de vários cursos, professores e trabalhadores-estudantes que participaram nos diversos exercícios comunicativos propostos.

A divulgação deste tipo de eventos é feita nas redes sociais, grupos de turma, núcleos de estudantes e pelo gabinete de relações públicas da UBI.

Pode ler também