José Manuel Santos homenageado na UBI

José Manuel Santos profere a sua " última aula " Créditos: Rafael Mangana

O Professor José Manuel Santos, docente aposentado da Faculdade de Artes e Letras da UBI, proferiu a sua última aula na UBI no dia 23 de outubro. Culminar de uma vida profissional dedicada ao ensino e à Filosofia. Tendo como tema “A Adversidade do Mundo e a Ética” o evento contemplou também um tributo ao mestre com o lançamento do livro “Filosofia Prática: Homenagem a José Manuel Santos”.

Especialista em Filosofia Contemporânea, com foco na Fenomenologia, Ética e Pensamento Político, o Professor Santos desempenhou um papel fundamental na criação e desenvolvimento do curso de Filosofia na UBI. Em 2001, impulsionou a criação da Licenciatura em Filosofia, reconhecendo a importância desta área do saber numa universidade. Para além da sua atividade docente, o Professor Santos também se destacou como investigador, criando o Instituto de Filosofia Prática em 2003.

Na sua última aula, José Manuel Santos falou sobre “A Adversidade do Mundo e a Ética”, tema escolhido pela sua relevância para os alunos de licenciatura. O Professor demonstrou grande satisfação pela presença de alunos do primeiro ano na sua palestra, sublinhando que a sua intenção foi “tornar a aula acessível a todos, independentemente do seu nível de conhecimento em filosofia”.

 

A última aula de José Manuel Santos terminou com o lançamento do livro “Filosofia Prática: Homenagem a José Manuel Santos”, editado pela Documenta. A obra conta com a participação de 27 personalidades que se cruzaram com o Professor Santos ao longo da sua carreira, incluindo colegas, alunos e orientandos.

José Manuel Santos expressou o seu sentimento de “missão cumprida”, afirmando ter realizado tudo o que almejou na UBI. Relativamente ao Instituto de Filosofia Prática, o Professor contou que “a obtenção de uma boa classificação pela FCT foi um momento particularmente gratificante da minha carreira”.

André Barata, atual presidente da faculdade, destacou o papel crucial do homenageado na criação do curso de Filosofia na UBI e na consolidação da investigação nesta área. “O Professor Santos, diretor do Centro de Investigação em Filosofia Prática durante quase duas décadas, influenciou gerações de investigadores, contribuindo para o desenvolvimento da Filosofia a nível nacional“.

 

Na qualidade também de antigo aluno, André Barata partilhou a sua experiência de aprendizagem com o Professor Santos, descrevendo-o como um professor “sério e sólido do ponto de vista conceitual”, mas também “alegre e bem-humorado”. O antigo aluno realçou a capacidade do Professor Santos em abordar temas complexos de forma clara e concisa, tornando-os acessíveis a todos. O seu estilo de ensino, marcado pela ironia e pela ligação com a realidade, “permitia aos alunos compreenderem a relevância da Filosofia no mundo contemporâneo”.

 

Questionado sobre os ensinamentos mais importantes que leva consigo, André Barata destacou “a dedicação do Professor Santos ao pensamento filosófico como um modo de vida”. Referiu ainda que “para o Professor Santos, a Filosofia não se limita a uma disciplina académica, mas sim integra-se na vida quotidiana, influenciando a forma como pensamos e agimos”.

Pode ler também