Júri é “avaliado” pelo público

O Concerto do Júri foi o segundo evento do Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior.

 

No dia 13 de abril, pelas 19h, no Teatro Municipal da Covilhã (TMC), foi a vez dos jurados do Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior, organizado pela Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), subirem ao palco.

O ambiente era de curiosidade, e os intérpretes não frustraram as expectativas. Para além da utilização de instrumentos musicais convencionais, uns reproduziam o som da água, outros amachucavam papel, houve ainda um elemento do júri que fez refletir a luz do seu instrumento sobre o pano atrás do palco, parecendo até auroras boreais.

O Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior é um dos muitos projetos da ACBI, uma competição que conta este ano com 45 concorrentes de vários países como o Japão, o Brasil, a Alemanha ou a Hungria, entre muitos outros países. Estes concorrentes estão divididos em cinco categorias divididas por faixas etárias das mesmas entre os dez anos e os 30 anos.

Luís Cipriano, presidente da ACBI, elogiou a disponibilidade e a sensibilidade que a cidade tem para este tipo de projetos.

O presidente salienta que a Associação se preocupa muito com os prémios dados aos vencedores, explicando que a ACBI tem o cuidado de entregar instrumentos de um valor mais elevado, mas nunca entregar valores monetários aos vencedores. Desta forma, a Associação tem a certeza de que o prémio é usado pelos vencedores, ajudando-os a prosseguir os estudos na área da música.

Esta já é a quinta edição da competição e conta com cada vez mais e melhores talentos de diversos países. O bilhete para este e para os restantes concertos da competição foi gratuito visando dar a conhecer os novos talentos da música nacional e internacional.

O concerto do Júri foi o segundo evento do Concurso Internacional de Percussão, que encerrou  no dia 15 de Abril com o anúncio dos vencedores. Categoria A (até aos 10 aos) 1º lugar Guillem López; Categoria A2 (dos 11 aos 12 anos) 1ºlugar José Miguel Leão Varela; Categoria B (dos 13 aos 15 anos) 1ºlugar Pedro Ferreira Leal; Categoria C (dos 16 aos 18 anos) 1ºlugar Manuel João Dias; e na Categoria D (19 aos 30 anos) 1ºlugar Tomás Moital.

 

 

 

 

 

 

Pode ler também