NELA-UBI : o “porto de abrigo” latino-americano para os estudantes na Covilhã

A Covilhã é a casa do único núcleo universitário em Portugal dedicado, exclusivamente, à comunidade latino-americana. Com dois anos de existência, o NELA-UBI (Núcleo de Estudantes Latino-Americanos da UBI) apresenta-se como um espaço de afirmação de identidade, integração e combate aos estereótipos.

Na Universidade da Beira interior, a identidade latino-americana encontrou um lar. O núcleo destaca-se no panorama do ensino superior nacional por ser, atualmente, o único organismo do género em universidades portuguesas. O projeto nasceu da necessidade de criar um espaço seguro e de pertença para centenas de estudantes que, longe de casa, encontram na Covilhã uma família.

Ser latino-americano é “uma descoberta coletiva” que recusa rótulos. “Não se reduz à alegria nem à dor, mas expressa uma condição complexa, histórica e supranacional”, lê-se nas redes sociais. O NELA assume as feridas do colonialismo e as cicatrizes do presente, mas foca-se na força da união: “mesmo com as nossas diferenças, que nos enriquecem, temos ciência das nossas semelhanças. Somos, muito orgulhosamente, NELA-UBI”.

O Presidente do núcleo, Gabriel Nicolella, explica que a missão vai muito além da representação estudantil clássica. “Muitos de nós moram sozinhos, sem a possibilidade de voltar a casa dos pais aos fins-de-semana. Estamos apenas “nós por nós””, sublinha.

Para transformar este sentimento numa estrutura de apoio real, o núcleo criou o Departamento de Conexões, focado no bem-estar interno e na integração. Desta estratégia nascem iniciativas inovadoras como o programa “Tchau Portuñol”, desenvolvido para aproximar estudantes brasileiros e hispânicos, de forma a quebrar barreiras linguísticas dentro da própria comunidade, e o Programa de Apadrinhamento, que une caloiros e finalistas para garantir que ninguém inicia o percurso académico sozinho.

O NELA-UBI não quer ser uma “ilha”, mas sim um “megafone”, que liga os estudantes à cidade da Covilhã. O objetivo é defender os interesses da comunidade latina enquanto partilha a sua riqueza cultural com os ubianos.

Um exemplo prático desta abertura é a parceria com o CINUBI. Mensalmente, o NELA apresenta um filme latino-americano no Pólo Principal da universidade. Esta iniciativa cumpre um duplo propósito: permite à comunidade local conhecer a cultura latina sem estereótipos e garante, segundo a direção, “que os nossos estudantes se possam conhecer nos ecrãs pelo menos uma vez por mês”.

 

 

 

 

 

Damián Echeverria, vice-presidente do núcleo, não esconde a importância de fazer uma integração entre estudantes latino-americanos e portugueses, mas que o verdadeiro trabalho é combater o estigma de “nós e os outros”, pois é um fator de combate aos discursos de ódio.

O legado que este núcleo pretende deixar passa por apoiar a cultura e partilhar com os estudantes de outras origens de forma a unir todos numa só comunidade sem discriminação.

Dois anos depois do seu início, o NELA-UBI afirma-se não apenas como um grupo de estudantes, mas como uma prova de que a identidade latino-americana é uma força viva e unificadora no coração da Beira Interior.

Pode ler também