Quantas bolas de chumbo conseguem estas pontes suportar?

Na tarde da última sexta-feira as pontes de esparguete construídas pelos estudantes da UBI foram postas á prova, no âmbito da 23ª edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete. Organizado pelo departamento de engenharia eletromecânica da Faculdade de Engenharia, a edição do dia 29 foi muito concorrida.

Este concurso chama estudantes de engenharia, medicina, estudos espanhóis e portugueses e alunos do secundário a participar. A construção da ponte apenas permite o uso de materiais como esparguete e cola térmica. O objetivo é construir estruturas que aguentem a maior carga possível, medida em esferas de chumbo.

Pedro Dinis Gaspar professor e presidente do departamento de engenharia eletromecânica acredita que estes concursos, que mobilizam conhecimentos de mecânica aplicada, ajudam os alunos a interessarem-se mais pelas aulas, afirmando que “é uma maneira de tentar unir o conhecimento à prática pedagógica e é interessante para os alunos. Nesse sentido achamos que torna mais fácil eles aprenderem certos conhecimentos.”

As pontes foram avaliadas pela estética por Ana Martins e Miguel Nepomuceno, arquitetos e docentes do departamento de engenharia civil, e por Ana Cunha do departamento e planeamento do urbanismo da câmara municipal do Fundão.

A ponte é colocada em cima do sensor para avaliar seu peso. Iniciam a avaliação de resistência ao encher o compartimento do sensor com bolas de chumbo até que a ponte não aguente mais. A ponte vencedora, construída por Rodrigo Adegos (Engenharia Mecânica) e Miguel Peixoto (Engenharia Eletromecânica) aguentou com 43 quilos de esferas.

Pode ler também