“Rádio da Universidade” volta a vencer nos prémios UNICAST

Desta vez o podcast da UBI foi galardoado na categoria de “reportagem jornalística”.

O programa “Rádio da Universidade” foi distinguido no concurso UNICAST, promovido pelo IADE em parceria com a RFM, vencendo na categoria “reportagem jornalística”. A distinção destaca o trabalho desenvolvido semanalmente pelos alunos do curso de Jornalismo, que participam de forma colaborativa na produção do podcast. Segundo a organização do concurso, não havia candidaturas oficiais para esta categoria, mas o podcast da UBI foi considerado como cumprindo os critérios e recebeu o prémio. O podcast já tinha, de resto, sido distinguido o ano passado na categoria “Entretenimento/Não Ficção”.

O programa é dinamizado pelos alunos de mestrado em Jornalismo da UBI

O projeto, que arrancou em 2022 sob orientação do docente José António Pereira, funciona como um laboratório, a partir do atelier de Jornalismo, onde os alunos de Mestrado em Jornalismo da UBI podem experimentar produzir diversos conteúdos, sem a pressão de uma redação. “Continuamos a produzir, semanalmente, um programa que envolve a toda a turma de jornalismo de forma incansável”, sublinha José António Pereira.

Foram vários os convidados que passaram pelo “Rádio da Universidade”.

A locutora do programa agora novamente premiado revela que “fazer semanalmente um episódio para a rádio é muito desafiante, mas é sem dúvida das experiências académicas mais valiosas para qualquer aluno de jornalismo”. Sara Nerea considera que “este prémio é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. É uma motivação acrescida para continuarmos e fazermos ainda melhor”, garante. A aluna do mestrado em Jornalismo conta que “esta temporada foi muito diversificada. Além dos convidados, tivemos reportagens muito variadas e com muita qualidade. A meu ver, poderiam ser transmitidas em qualquer rádio nacional”.

O cantor Pedro Abrunhosa, com a equipa.

Para Beatriz Minhós, “ser produtora do programa e ver o nosso trabalho reconhecido com o prémio de melhor reportagem significa imenso. Tentámos honrar o legado de quem veio antes de nós e, ao mesmo tempo, superar as expectativas”, revela a aluna. “Esta experiência deu-nos oportunidades únicas: conhecemos pessoas incríveis, que acreditaram em nós e confiaram as suas histórias a um grupo de jovens jornalistas em ascensão. Tivemos conversas que nos marcaram profundamente, com músicos como o Pedro Abrunhosa, com a atriz Rita Lello, e também com a jornalista Rita Marrafa de Carvalho, que nos ensinou e deixou tanto”. A produtora do “Rádio Universidade” acredita que “este prémio é, no fundo, o reconhecimento de todo esse caminho: do empenho, da curiosidade e da vontade de comtar histórias que importam”. E garante: “esta temporada não será exceção”.

Outros vencedores do UNICAST desta ano incluem: Mentes Pioneiras (Educação), Dentro da Caixa (Entretenimento), Aí que parva (Entrevista) e Lápis Vermelho (Ficcional).

Pode ler também