A cidade ganhou um novo ponto de encontro para os amantes de leitura. Inaugurada em janeiro deste ano, a livraria-café Tertúlia trouxe um conceito inovador ao combinar livros e cafetaria num “espaço cultural e acolhedor”, como caracteriza o proprietário.
Marcus Leite veio do Brasil e chegou à Covilhã em outubro de 2022. Rumou a Portugal para fazer mestrado em jornalismo e percebeu, de imediato, que “faltavam lugares como este”. O projeto incentiva a economia circular ao disponibilizar livros em segunda mão, permitindo a compra, venda e troca de exemplares a preços acessíveis. O ambiente foi pensado para “proporcionar calma e partilha”, com poucas mesas e uma atmosfera convidativa. A ideia não é ficar restrito apenas a um público e além dos jovens universitários, os mais velhos que por aqui passam também entram na livraria.

Entre os assíduos visitantes está António Borges, escritor de 79 anos, que visita o local diariamente para acompanhar as novidades, folhear o jornal e trocar ideias com outros leitores. Este “jovem mais antigo” conta que a Tertúlia “é um espaço essencial numa cidade universitária”, onde muitos jovens não têm recursos para adquirir livros: “Poderem ler aqui é muito importante”, destaca.

Mais do que uma livraria, a Tertúlia surge como um refúgio para aqueles que desejam desacelerar e encontrar-se com o prazer da leitura. Aberta de segunda a sábado, a livraria recebe os leitores de portas abertas e com a simpatia de Marcus Leite, na Avenida Marquês de Ávila e Bolama.