UBI reforça apoio psicológico na comunidade estudantil

Os “Cheques Psicológicos” e o projeto “Altamente Saudáveis” são as mais recentes apostas do Gabinete de Apoio Psicológico da UBI para responder ao aumento da procura de serviços de apoio à saúde mental por parte dos estudantes, que cresceu após a pandemia.

A UBI usufrui de 2173 cheques para os estudantes da Covilhã. Vale realçar que os universitários podem escolher o psicólogo no qual desejam ser seguidos, desde que este conste da lista apresentada pelo Governo.

Segundo a Vice-Reitora da Ação Social, Amélia Augusto, está iniciativa é importante por dois motivos: “haverá uma resposta mais rápida, visto que no GAP têm de esperar durante um mês para conseguir consulta” e também porque “liberta os nossos serviços para poderem dar um acompanhamento já mais próximo e mais regular aos estudantes”.

O acesso aos cheques, de que já podem usufruir desde o final do mês passado, é feito através do portal gov.pt.  Os alunos devem registar-se e aguardar pela resposta, via email. Caso o pedido seja aceite, a informação será enviada para a instituição de ensino superior que num prazo de 30 dias enviará um código, que tem a função de uma “chave móvel”. Cada estudante tem direito a dois cheques de avaliação, mais dez caso seja apontada necessidade por parte do psicólogo. Os cheques têm a validade de um ano.

Relativamente ao projeto “Altamente Saudáveis”, que terminará em novembro de 2026, Amélia Augusto avança que serão contratados dois novos psicólogos, um técnico de desporto e um psiquiatra na instituição com o intuito de abranger mais alunos em diferentes ramos.

Com a parceria da AAUBI neste projeto pretende-se “retirar o estigma desta área”, formando mais jovens para ser tornarem “gatekeeprs emocionais”. O projeto conta com um investimento de 360 mil euros, financiados pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Para além disto, a UBI conta com uma Linha de Apoio Emocional, incentivada pela AAUBI que consiste na formação de universitários voluntários que através da voz darão conforto a outros alunos. Estas ligações terão sempre acompanhamento profissional.

O GAP da UBI “não é apenas para dar consultas” aponta a Vice-Reitora para a Ação Social, vai além disso oferecendo “sessões para a promoção da saúde mental, saber gerir a ansiedade, controlar o sono e relaxamento”. Recentemente arrancou o programa denominado “Riscos e Desafios”, destinado aos novos alunos ubianos, para “aprenderem a lidar com situações de vida com que se deparam ao sair de casa pela primeira vez”.

Por fim, relativamente aos cheques para nutrição, a Universidade da Beira Interior tem gabinete de nutrição, mas não tem nutricionista. No entanto há 1069 cheques, com uma a seis consultas, disponíveis para os alunos. “É importante a questão do nutricionista para o acompanhamento ao nível da alimentação saudável e do peso”, bem como “uma dieta saudável nas ementas universitárias”, reitera Amélia Augusto.