Special Olympics Portugal: desporto que une e esbate barreiras sociais

Fonte: Rádio Clube da Covilhã

O Special Olympics é um movimento internacional, pensado pela Fundação Joseph Kennedy, que ganhou força no território português a partir de 2001. Ao longo dos anos, a instituição tem apoiado e integrado socialmente pessoas com deficiência intelectual, com práticas desportivas contínuas e adaptadas, que integram no calendário regular de atividades.

Todos os atletas são avaliados por um grupo técnico especializado, o qual determina a modalidade que melhor se adequa para cada pessoa. Apesar de o Special Olympics ter vindo a dedicar-se com maior frequência aos desportos de verão, está a começar a valorizar as participações em jogos de inverno. Um outro esforço que está a ser feito pelo movimento é a integração de um maior número de mulheres, nomeadamente nos desportos de inverno.

Este é um projeto que acaba por dar resposta a crianças e adultos com deficiência intelectual, os quais têm a oportunidade de competir com atletas de outras organizações dentro e fora do país, nas mais variadas provas, entre as quais o basquetebol, o snowboard, a natação e o futsal.