UBIAT em 28º em competição de Aeronáutica no Arizona

Os estudantes de Aeronáutica da UBI Aeronautics Team (UBIAT) ficaram em 28º lugar, entre 112 equipas que participaram na competição internacional: “Design/Build/Fly 2025” que aconteceu no Arizona nos EUA

Esta competição realizou-se entre os dias 10 e 13 de abril e trata-se de uma das maiores competições anuais de estudantes de aeronáutica onde equipas universitárias de vários países se juntam para construir e operar aeronaves não tripuladas.

Diogo Cid e Pedro Leite são dois dos fundadores da UBIAT. Decidiram inscrever-se na competição e começaram desde cedo a construir a aeronave e a escrever o relatório, mesmo sem certezas de que iriam participar na competição. A parte mais desafiadora foi “conseguir ter o avião construído em fevereiro”, referem os estudantes. O trabalho e a dinâmica entre a equipa foi fundamental para ultrapassar os desafios e realizar um sonho: representar Portugal nos EUA, explicam.

“O facto de termos estado a competir com as melhores universidades do mundo, fez-nos constatar que realmente estamos a fazer um excelente trabalho e é um orgulho fazer parte deste projeto e representar o país”, diz Pedro Leite, coordenador de manufatura da UBIAT. Diogo Cid revela ainda que receberam bastantes elogios por parte das outras equipas internacionais pelo trabalho de construção das aeronaves da equipa da UBI.

As condições meteorológicas não ajudaram na realização das missões, mas mesmo assim a equipa conseguiu realizar duas das três missões. “Por exemplo, num dos voos a cola quente que colava os mecanismos da asa derreteu antes de voar, então tivemos de abortar esse voo”.

A Universidade da Beira Interior é um dos patrocinadores da UBIAT, porém os apoios não são suficientes. “Primeiro temos de arranjar dinheiro, temos de ter fundos e patrocinadores como a COFICAB, por exemplo e outras por isso, temos algum contacto com aquilo que é a indústria aeronáutica no país, porque são eles que nos dão os meios para adquirir os materiais que necessitamos”, refere Diogo Cid, chefe da equipa de aeronáutica da UBI.

Os estudantes explicam que participar em projetos como a UBIAT e outros existentes é muito importante para complementar o ensino, uma vez que o seu “é um curso com um plano curricular bastante teórico e por isso, aplicar os conteúdos teóricos na prática é crucial para perceber como tudo funciona realmente”.

A UBIAT já está a trabalhar na inovação dos seus veículos não tripulados para futuras competições a que a equipa pretende ir como a “Air Cargo Challenge” que irá acontecer em 2026 na Alemanha.

Pode ler também