O Sporting da Covilhã alcançou, este domingo, 5 de outubro, a sua primeira vitória na Série B da Liga 3, ao vencer a Académica de Coimbra por 1-0, em jogo da sétima jornada disputado no Estádio Cidade de Coimbra. Com este triunfo, os serranos abandonaram o último lugar da tabela, posição agora ocupada pelo Atlético, embora ambas as equipas somem seis pontos.
A partida começou com maior domínio territorial da Académica, que teve mais posse de bola e criou as primeiras situações de perigo. Aos 23 minutos, Leandro Silva rematou ao poste, depois de duas tentativas anteriores de longa distância. O Covilhã respondeu de imediato: Niang, lançado em profundidade pela direita, obrigou Carlos Alves a uma defesa apertada. Pouco depois, Cuba, com um remate acrobático, voltou a ameaçar a baliza serrana, mas o equilíbrio viria a ser quebrado aos 40 minutos, quando Marcos Paulo, já amarelado, foi expulso após uma entrada dura sobre Ângelo Barbosa, deixando a Académica reduzida a dez unidades. Já nos descontos da primeira parte, Ricardo Teixeira ainda marcou para os estudantes, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Com vantagem numérica, o Sporting da Covilhã procurou controlar o encontro na segunda parte, embora a Briosa tenha continuado a apostar nos remates de meia distância, sobretudo por Leandro Silva, que testou várias vezes a atenção de Gustavo Galil. Aos 70 minutos, Niang esteve perto de inaugurar o marcador, num cruzamento-remate que embateu no poste da baliza conimbricense.
O golo da vitória chegaria apenas nos minutos de compensação. Aos 94, Filipe Garcia obrigou Carlos Alves a uma boa defesa de livre direto, mas, logo no minuto seguinte, o guardião nada pôde fazer perante o excelente remate de André Liberal, que, à entrada da área, aproveitou um mau alívio da defesa academista para marcar o único golo da partida.
Com este resultado, o SC Covilhã somou três pontos preciosos e deu um passo importante na luta pela manutenção. Na próxima jornada, os serranos deslocam-se ao Restelo, onde defrontarão o Belenenses, no próximo sábado, dia 11, às 18h00, em jogo em atraso da quinta ronda da Liga 3.





