A Universidade da Beira Interior (UBI) lança o Programa de Apoio a Projetos Pedagógicos em Comunidades de Prática. O programa pretende incentivar a inovação pedagógica e apoiar financeiramente projetos colaborativos concebidos por docentes da UBI, promovendo a melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem.
A iniciativa, organizada pela Vice-Reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, através do Gabinete de Inovação Pedagógica, enquadra-se nos percursos de transformação pedagógica definidos pelo modelo EPIC (+Digital, +Estudante, +Rede e +Plural). Pretende-se dar um impulso institucional que resulte num Ensino Superior mais dinâmico, inclusivo e alinhado com os desafios contemporâneos.
As Comunidades de Prática assumem, neste contexto, um papel central, configurando-se como espaços colaborativos de partilha, reflexão crítica e cocriação, nos quais docentes e investigadores desenvolvem soluções inovadoras para os desafios pedagógicos. De natureza disciplinar ou multidisciplinar, estas comunidades promovem a cooperação, a disseminação de boas práticas e a construção de uma cultura académica centrada na inovação, no sucesso dos estudantes e no desenvolvimento profissional docente.
A edição atualmente a decorrer irá financiar, no máximo, 10 comunidades, cada uma no valor de 1.500€ (mil e quinhentos euros), suportando as despesas de cada projeto pedagógico. A candidatura deve ser realizada através do preenchimento do formulário online, disponível até 21 de novembro. Todas as informações, normas e edital podem ser consultadas na página do Programa Comunidades de Prática.
O Programa de Apoio a Projetos Pedagógicos em Comunidades de Prática está inserido no quadro do Consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

























