Solidariedade em movimento: Lanche na UBI angaria fundos para causa do cancro

Kateryna e Frederico lideram iniciativa para meia maratona de Cardiff, onde procuram consciencializar a comunidade para o cancro do intestino e a importância da prevenção.

A paixão pela corrida uniu-se à uma causa maior na UBI, onde a aluna de doutoramento Kateryna Shvydyuk e o Professor Frederico Rodrigues, ambos membros do Penta Clube da Covilhã, lançaram uma iniciativa solidária com um objetivo audacioso: angariar 1000€ para a Bowel Cancer UK. Este esforço culminará na participação dos dois na meia maratona de Cardiff, no Reino Unido, em outubro do próximo ano, como parte do círculo Super Half.

O primeiro grande passo para alcançar este valor aconteceu no dia 3 de dezembro, com a realização do Lanche Solidário em Apoio à Bowel Cancer UK, na sala dos conselhos da Faculdade de Engenharia da UBI. Cada participante contribuiu com 5€ . Este evento de angariação de fundos tem, no entanto, uma missão que vai além dos valores monetários: a de aumentar a sensibilização para a prevenção do cancro do intestino.

A causa toca a comunidade de forma profunda, com vários participantes a partilhar a sua motivação pessoal. Tatiana Nunes, Técnica Superior no GAID (Gabinete de Apoio à Investigação, Inovação e Desenvolvimento, da UBI), expressou o seu apoio incondicional à causa. “O que me motivou foi mesmo a causa que é o cancro, porque tanto o meu pai quanto a minha mãe faleceram de cancro”, ressalta. Joana Costa, engenheira informática, acredita que eventos como estes ajudam a conscientizar sobre uma doença que já afetou familiares, valorizando o voluntariado que “apoia causas e pessoas”.

 

Frederico e Kateryna realçaram que o seu objetivo não é apenas a angariação de fundos, mas também “passar a mensagem e consciencializar as pessoas”. Kateryna sublinhou a relevância de se abordar este tipo de cancro, que tem sido diagnosticado cada vez mais cedo, e a importância de as pessoas terem consciência dos tipos de exames que devemos fazer para prevenção.  O investigador Miguel Moreira considerou esta iniciativa um passo importante, sendo a única forma de os organizadores conseguirem o “suporte necessário para irem a esta causa e fazerem a corrida solidária”.

 

O lanche solidário foi apenas o primeiro de uma série de eventos planeados. Os organizadores esperam diversificar as ações, ao estabelecer parcerias com grupos desportivos e sociais, como os Brutos Serranos, para que a mensagem de sensibilização chegue a um público mais amplo.

Pode ler também