INOVC+ premeia seis Projetos de Ignição e Provas de Conceito na UBI

Os vencedores foram escolhidos de um conjunto de 10 candidaturas provenientes de vários centros de investigação da UBI, com especial incidência da área da saúde.

A Universidade da Beira Interior (UBI), através do GESPA – Gabinete de Empreendedorismo, Saídas Profissionais e Alumni, promoveram recentemente o concurso Provas de Conceito e Projetos de Ignição, inserido no projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente. Este concurso visou estimular os membros da academia “ubiana” a validarem e a materializarem os seus resultados I&D+i, tendo em vista a transição para os níveis 4 e 5 da escala “Technology Readiness Levels (TRL)”. As candidaturas decorreram até ao dia 20 de dezembro e já são conhecidos os vencedores.

O concurso de Projetos de Ignição e Provas de Conceito INOVC+ foi lançado à comunidade “ubiana” em novembro passado, onde ao longo de cerca de dois meses, docentes, investigadores e empreendedores, foram desafiados a submeter os seus projetos, investigações e protótipos ao concurso, de forma a obterem financiamento. O objetivo desta iniciativa passa por fazer progredir os projetos no caminho translacional, para estágios de desenvolvimento robustos, de forma a ser alvo de proteção de Propriedade Intelectual e/ou serem contratados em atividade com a indústria e/ou investidores, incluindo o licenciamento, ou até mesmo a constituição de uma spin-off de base tecnológica a curto prazo.

Nesta edição do projeto, foram apresentadas um total de 10 candidaturas, provenientes de vários centros de investigação da UBI, com especial incidência da área da saúde. Conforme o regulamento do concurso, o júri avaliou cada uma das candidaturas, decidindo, à luz do regulamento, selecionar e apoiar os seguintes seis projetos:  NITA (4.67 pontos); Glioganoides (4.53 pontos); CellPRIME (4.50 pontos); Defend (4.43 pontos); NanoINTer (4.33 pontos) e OETEX (4.00 pontos). Este conjunto de projetos, beneficiará da atribuição de uma verba para apoio técnico e logístico, até um máximo de 6.150,00€, para executar até junho.

Os Projetos de Ignição e Provas de Conceito inserem-se no projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020, através do FEDER. Tem como objetivo envolver os parceiros regionais numa dinâmica de transferência de conhecimento, através da criação de um ecossistema de inovação, baseado na partilha e na interajuda que possa potenciar as mais-valias da Região Centro.