UBI cria Pós-graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho

As inscrições vão decorrer entre os dias 23 de janeiro e 17 de fevereiro. O curso, certificado pela ACT, funcionará em regime misto (aulas à distância, b-learning – síncrono e assíncrono e presencial), de março a julho.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai promover uma Pós-Graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho, com início a 10 de março. O curso visa dotar os estudantes das competências necessárias ao exercício da profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho e providenciar-lhes a capacidade de desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais. A formação assenta no vasto conhecimento científico e na experiência prática da UBI e da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho. As candidaturas estão abertas entre 23 de janeiro e 17 de fevereiro.

A pós-graduação será ministrada por docentes da UBI especialistas nesta área, técnicos superiores de Segurança no Trabalho que desenvolvem as suas funções nos diversos setores de atividade económica (agrícola, industrial, serviços, turismo, etc.) e inspetores da ACT.

O plano de estudos está desenhado para criar nos participantes competências na avaliação, prevenção de riscos e planeamento da sua implementação, na coordenação técnica das atividades de segurança e higiene no trabalho e da organização deste, assim como na promoção da informação e da formação dos trabalhadores e da articulação com organismos da rede da prevenção.

A Pós-Graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho corresponde à certificação do Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho – nível VI (antigo Certificado de Aptidão Profissional) pela Autoridade para as Condições de Trabalho, de acordo com o estabelecido na Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto.

Esta Pós-Graduação destina-se a licenciados e decorrerá em regime misto (aulas à distância, b-learning – síncrono e assíncrono) e presencial (Departamento de Engenharia Eletromecânica e CFIUTE).

O diretor de curso, Pedro Dinis Gaspar, salienta a necessidade de formação de profissionais altamente qualificados na definição da prevenção e de proteção de riscos profissionais, planeamento e implementação do correspondente sistema de gestão, num quadro de promoção da melhoria das condições de trabalho e da competitividade económica, ajustado à constante tecnológica, que, conforme sublinha, “são essenciais numa sociedade que realça e exige a saúde e segurança a nível profissional”.

Mais informação
Técnico Superior de Segurança no Trabalho
Candidaturas

Pode ler também