Ser Alumni UBI…

Entre Instituto Politécnico da Covilhã (IPC), Instituto Universitário da Beira Interior (IUBI) e Universidade da Beira Interior (UBI), ao longo dos últimos quase 50 anos de Ensino Superior na Covilhã, são dezenas de milhares, os jovens que um dia escolheram a UBI como local de ensino e aprendizagem para o seu futuro profissional. Que escolheram uma instituição de Ensino Superior onde os desafios e oportunidades de contexto deram, a quem nesta instituição passou e passa, competências que vão muito para além de competências técnicas, onde as barreiras naturais que a envolvem inspiraram e inspiram diariamente cada Ubiano a desenvolver valores e competências individuais que nenhuma outra instituição em Portugal é capaz de oferecer. A maior? A ambição de vencer qualquer barreira.

São hoje dezenas de milhares os homens e as mulheres que partilham esta ambição, que se assumem como Antigos Alunos da UBI, Alumni UBI.

Ser Alumni UBI, é ter um vínculo pessoal na partilha de um ADN único, que só na UBI é possível encontrar, numa relação poderosa, que não conhece espaço temporal com uma instituição onde amizades foram criadas, onde muitas das nossas melhores memórias se encontram, onde nos formámos enquanto profissionais, onde nos conhecemos enquanto indivíduos.

Este sentido de pertença intemporal, constitui os Alumni como um dos maiores ativos da Universidade da Beira Interior, crescente na proporção do número de Alumni que se somam todos os anos, mas acima de tudo no compromisso corporativo, que pode e deve ser empenhado entre passado e presente, na construção do futuro da UBI.

Como qualquer outra relação, esta não foge à regra, Win-Win. Se por um lado os Alumni têm como expectativa encontrar na UBI uma rede de oportunidades de talento, desenvolvimento de negócio, inovação ou progressão profissional; por outro, a UBI terá certamente como expectativa encontrar nos Alumni uma rede empenhada em criar valor, com uma participação ativa, regular e determinada em garantir o progresso e desenvolvimento da Instituição.

Ser Alumni UBI, é também ser o legado da UBI na sociedade. Um legado que não conhece fronteiras e que eleva o prestígio da nossa Universidade por cada sucesso individual que cada antigo aluno atinge.

Se hoje a comunidade Alumni da UBI ultrapassa em número as cinquenta mil pessoas, assumindo-se também como uma comunidade cada vez mais multicultural, fruto de uma instituição internacional como a UBI se afirma há diversos anos, não é difícil perceber que esse prestígio não se cinge apenas à Covilhã, à Cova da Beira ou até Portugal. Esse prestígio atinge hoje os “quatro cantos do mundo”, onde cada um de nós, embaixadores da UBI, independentemente da língua nativa, afirma com um profundo orgulho, nostalgia, mas acima de tudo com garantia de reconhecimento de competência e qualidade: “Eu sou Universidade da Beira Interior!”.

* Pedro Bernardo é o atual presidente da direção da Associação de Antigos Alunos da UBI (AUBI).