Mestrado em Economia acreditado pelo período máximo

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI
O curso da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas recebeu aprovação de seis anos, pela A3ES.

O curso de Mestrado em Economia da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu a acreditação máxima permitida por lei (seis anos), por parte da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A decisão foi tomada após uma análise criteriosa do 2.º Ciclo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), que incluiu a avaliação da qualidade do corpo docente e não docente, o grau de satisfação dos estudantes e, ainda, de outros recursos e estruturas disponíveis para os alunos.

“Motivação, empenho, dinamismo, voluntarismo, espírito de sacrifício e capacidade de trabalho dos docentes” é uma das conclusões expressas no relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE), acrescentando que existe um “esforço assinalável” dos docentes na “orientação das dissertações dos alunos, na construção de um espírito de equipa e na implementação de uma cultura de investigação no curso”. Outro aspeto destacado é a capacidade do corpo docente na realização de atividades de investigação, que têm tido o sucesso de publicação de artigos em revistas científicas internacionais.

Os estudantes “estão globalmente satisfeitos com o Ciclo de Estudos”, explica ainda a CAE, que dá conta dos testemunhos dos alunos acerca da existência de um ambiente de acompanhamento próximo e disponibilidade dos professores. “Os estudantes sentem-se bem preparados para realizar a dissertação de mestrado” e consideram que o curso “complementa a licenciatura e aprofunda os conteúdos abordados no 1.º ciclo de estudos”, diz-se no relatório.

O documento faz ainda uma apreciação global positiva do pessoal não docente que dá apoio ao Mestrado em Economia.

Esta acreditação é uma garantia da qualidade do ensino oferecido pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI, que forma profissionais altamente qualificados, com sólidas bases teóricas e práticas, capazes de atuar em diferentes setores do mercado, nacional e internacional.

As candidaturas aos 2.º Ciclos/Mestrados na UBI vão abrir nas próximas semanas.

2.º Ciclo em Economia