O 2.º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais recebeu a acreditação por seis anos, o período máximo atribuído pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. O curso de Mestrado faz parte da oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI).
A Comissão de Avaliação Externa (CAE) destacou no seu relatório “as melhorias que foram observadas no Ciclo de Estudos (CE)”, no plano curricular e na construção da identidade do curso. Realça a satisfação dos estudantes e dos graduados, que foi “possível verificar durante a visita, bem como das empresas que demonstraram interesse em consolidar e aprofundar o relacionamento com o CE”. O Mestrado tem um corpo docente que cumpre os requisitos legais, concluiu a CAE, tendo registado que os estudantes apreciam as interações existentes com empresas e profissionais da área.
Quanto às estruturas de apoio, foi salientada a existência do Laboratório de Jogos Digitais da UBI – G3Dlab, dedicado às atividades do 2.º Ciclo, “uma aposta relevante e valorizada pelos intervenientes”. O espaço existe para dar suporte ao curso e desenvolver parcerias com empresas e laboratórios, nacionais e internacionais na área dos jogos digitais e usabilidade.
O 2.º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais tem como principais saídas profissionais as atividades de design, de programação, de consultoria em entretenimento digital e de gestão e coordenação de projetos de desenvolvimento de jogos digitais. Os diplomados estão ainda aptos para desempenhar as tarefas de especialistas em teste de jogos digitais, desenvolvedor ou designer de aplicações móveis, programador de simulações “gamificadas”, modelador 3D e design gráfico e, ainda, responsável pela arte e guiões de videojogos (Specialist in Game Sorytelling).
O Mestrado está estruturado para dotar os seus alunos de uma sólida formação teórica, através da prática interdisciplinar com base na informática e no design de jogos. Os estudantes adquirem as principais competências exigidas a um profissional da indústria dos videojogos, articulando-se com áreas científicas necessárias ao desenvolvimento, avaliação e difusão dos jogos digitais, como narrativas para jogos (storytelling), cinema, gestão, “concept art”, ergonomia cognitiva, experiência de utilização e metodologia científica e outras. No final, estarão aptos a criar, planear, desenvolver, investigar, avaliar e implementar as suas próprias empresas através das ciências do entretenimento para plataformas fixas (consolas), móveis (mobile games) e muitas outras aplicações.
O 2.º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais está direcionado para licenciados em design, ou informática, ou cursos equivalentes. Podem candidatar-se detentores de diplomas académicos superiores nacionais e estrangeiros ou currículo académico, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FAL-UBI, nas áreas do ciclo de estudos.
A fase de candidaturas para este curso e para os restantes mestrados da UBI está aberta até 31 de março.
Mais informação
2.º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais
Candidaturas