MediaTrust.Lab convidado para cimeira ibérica sobre desinformação

Projeto da UBI foi o único sediado em Portugal entre os 22 representados.

“Durante dois dias, Málaga vai tornar-se o epicentro de um campo tão relevante como a desinformação”, afirmou Teodomiro López, Vice-Reitor de Projeção Social e Comunicação da Universidade de Málaga, na abertura do I International Workshop Disinformation Research, que decorreu naquela instituição do ensino superior de Espanha, nos dias 4 e 5 de julho.

Aquele responsável dirigia-se aos 22 investigadores principais dos projetos de investigação em curso em Espanha e Portugal, entre os quais Pedro Jerónimo, investigador auxiliar do LabCom e coordenador do MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas. Também a alguns estudantes de doutoramento dos dois países, cujas investigações se debruçam sobre aquela problemática. Foi o caso de Luísa Torre, estudante do Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI e bolseira do MediaTrust.Lab.

O primeiro dia foi dedicado à apresentação de todos os projetos e aos resultados por eles gerados até à data, bem como em relação às teses de doutoramento em curso, enquanto que o segundo foi dedicado a sessões  de trabalho. Enquanto os responsáveis pelos projetos procuraram identificar possíveis linhas de ação futuras, já os estudantes de doutoramento tiveram a oportunidade de participar em oficinas, que visaram capacitar o seu percurso enquanto jovens investigadores.

Esta cimeira contou com uma conferência inaugural de Edson Tandoc Jr., professor e investigador da Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura, o autor mais citado do mundo no que concerne à investigação sobre desinformação. Foi concluída com uma conferência de Ramón Salaverría, professor e investigador da Universidade de Navarra, Espanha, e coordenador do IBERIFIER, projeto ibérico sobre desinformação.