O Museu da Covilhã está entre os nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano EMYA 2024, promovido pelo EMF – European Museum Forum.
A lista dos 50 museus nomeados inclui três museus portugueses, designadamente o Museu da Covilhã, o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (Lisboa) e o Museu do Tesouro Real (Lisboa).
Localizado no centro da cidade, o Museu da Covilhã abriu ao público em agosto de 2021 e, em 2022, foi galardoado com o prémio Melhor Museu do Ano, pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
A somar a esta, que é uma das principais distinções atribuídas a museus nacionais, foi ainda reconhecido com as Menções Honrosas nas categorias de “Melhor Filme” e de “Informação Turística”.
Instalado num edifício projetado por Ernesto Korrodi no princípio do século XX, o Museu aborda cronologicamente as diferentes épocas de ocupação do território do concelho, seja através da implementação de tecnologia inovadora no percurso museológico, de textos, mobiliário e materiais acessíveis, ou de formas expositivas multimédia, imersivas e multissensoriais.
Os vencedores do EMYA2024 vão ser anunciados no último dia da Conferência Anual e Cerimónia de Prémios, que terá lugar em Portimão, entre 1 a 4 de maio de 2024.
O EMYA procura distinguir museus inovadores em que a qualidade pública da sua missão e dos seus projetos possa ter uma influência significativa no campo museológico nacional e internacional, distinguindo anualmente várias áreas do trabalho do setor museológico, desde a inclusão, relação com a comunidade e ambiente.
O EMF – European Museum Forum é uma das organizações líderes na Europa para o desenvolvimento da qualidade pública dos museus europeus e estabeleceu esta posição primordial após mais de 40 anos de prestação de serviços.