Inserido nas comemorações do Centenário de Eugénio de Andrade, irá ter lugar, no dia 20 de janeiro, às 15h30, no Octógono, no Fundão, o concerto “Poemas”, protagonizado pelo Coro Misto da Beira Interior e pelo Coro Infantil da Beira Interior, com direção de Luís Cipriano.
A entrada será gratuita, mas sujeita a reserva obrigatória de lugar. A reserva de bilhete pode ser realizada através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).
Este concerto é baseado em poemas de Eugénio de Andrade e irá assinalar a data de aniversário do poeta. Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923, na Póvoa de Atalaia, concelho do Fundão. Em 1932, acompanha a mãe para Castelo Branco e um ano mais tarde para Lisboa.
Não obstante o seu prestígio, Eugénio de Andrade passou toda a sua existência afastado da vida social, literária ou mundana. Nutria aversão pela comunicação social, distanciou-se de colóquios, congressos e reuniões, nunca tendo sequer sido concorrente nos prémios que lhe foram atribuídos em Portugal, França, Brasil ou na ex-Jugoslávia.
Traduzido em cerca de 20 línguas, a poesia de Eugénio de Andrade tem sido estudada e comentada por grandes vultos da literatura e língua portuguesa e suscitado interesse de diversos músicos.
Viveu no Porto, de que foi cidadão honorário. Na sua aldeia, Póvoa de Atalaia, na antiga escola primária, nasceu a Casa da Poesia, um espaço interpretativo dedicado à vida e obra do poeta, cujo espólio representa o percurso biográfico e a obra literária de Eugénio de Andrade, utilizando textos, imagens, objetos e vídeos.