A Universidade da Beira Interior (UBI), o NEST – Centro de Inovação do Turismo e a Associação Termas de Portugal atribuíram as primeiras bolsas de mestrado e doutoramento para impulsionar a inovação no turismo de saúde e bem-estar em Portugal. Os contemplados com as Bolsas NEST TERMAL+/UBI 2023 representam várias áreas do saber e com grande tradição na academia.
Durante a cerimónia de entrega, que teve lugar a 7 de junho, os premiados tiveram oportunidade de apresentar os temas de investigação que estão a desenvolver.
Mariana Feijó (3.º Ciclo em Bioquímica) investigará as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das águas minerais de São Pedro do Sul na manutenção do tecido adiposo “saudável”. Lucile Bonneau (2.º ciclo em Ciências Biomédicas) explorará o potencial terapêutico das águas termais sulfurosas no tratamento da rinite alérgica. Paula Proença (3.º ciclo em Gestão) pretende abordar as redes colaborativas e o processo de transformação sustentável das cidades termais europeias, com foco nas Termas de São Pedro do Sul. Maurício Pereira (2.º ciclo em Ciências Biomédicas), por sua vez, irá avaliar os efeitos terapêuticos das águas minerais naturais na expressão de microRNA relacionada a doenças respiratórias.
O evento culminou com a assinatura dos contratos de bolsas, formalizando o apoio a estas investigações inovadoras. O convénio inclui duas bolsas de investigação para estudantes de 2.ºciclo/Mestrado no valor de 2.500€ e duas bolsas para os alunos de 3.º Ciclo/Doutoramento, no valor de 5.000 €, que corporizam o papel fundamental da colaboração entre universidades, centros de inovação e a indústria termal, para promover avanços científicos e sustentáveis. Uma estratégia que beneficia a comunidade académica e a sociedade em geral, neste caso nos setores do turismo e da saúde.
Durante a sessão de abertura, Mário Raposo, Reitor da UBI, destacou precisamente a excelência que a UBI tem na produção de grandes trabalhos de investigação, apesar dos condicionalismos. “Somos uma Universidade situada no Interior do país e com um orçamento desajustado, mas produzem-se aqui trabalhos ao nível das maiores universidades do país”.
Sílvia Socorro, Vice-reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, relevou a experiência que a UBI detém na área termal, o que a torna um parceiro ideal no desenvolvimento destes projetos, bem como a importância das entidades envolvidas no financiamento dos mesmos.
Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, e Victor Leal, presidente da direção da Associação das Termas de Portugal, demonstraram também o agrado no estabelecimento desta parceria e no interesse que estes projetos têm na potencialização e acréscimo de valor dos produtos e serviços que oferecem aos clientes.