Uma equipa de quatro estudantes de Doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI) saiu vencedora do “UNITA PhD International Talent Challenge”, no qual participaram concorrentes de Espanha, França, Itália e Roménia.
Hugo Antunes, João Dinis e Pedro Andrade (Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) e Pedro Barandier (Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial), juntamente com o mentor Fernando Bento (Unidade de Investigação CISE – Centro de Investigação em sistemas Electromecatrónicos) foram eleitos os melhores na categoria “Energias Renováveis”.
“Zero net energy residential green buildings” é o nome do projeto apresentado pela formação da UBI na categoria que desafiava os concorrentes a conceber um sistema residencial para a obtenção de independência energética (térmica e elétrica), baseado em fontes de energia renováveis, localizado numa horta familiar.
A proposta vencedora promove a adoção de práticas de edificação sustentáveis, combinadas com a integração de tecnologias de energia renovável – como painéis Termo fotovoltaicos (PV-Ts) e bombas de calor – com espaços verdes e hortas urbanas. Isto resulta no aumento da eficiência energética e sustentabilidade dos edifícios, promovendo a redução da dependência de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, suporta a biodiversidade urbana, melhora a qualidade do ar e promove um ambiente mais saudável.
O “UNITA PhD International Talent Challenge” foi criado em 2023 no âmbito do projeto Re-UNITA – Research for UNITA, entre as seis universidades parceiras: UBI, UNITO – Universidade de Turim (Itália), UNIZAR – Universidade de Saragoça (Espanha), UPPA – Universidade de Pau e Pays d’Adour (França), USMB – Universidade de Savoie Mont Blanc (França), UVT – Universidade de Timisoara (Roménia).
Este concurso internacional pretendeu impulsionar as melhores ideias no seio das instituições envolvidas, dái que tenha sido aberto a estudantes inscritos em qualquer Programa de Doutoramento das Universidades integrantes do projeto Re-UNITA.
Numa primeira fase, os intervenientes dos territórios de cada universidade da Aliança UNITA participaram em workshops locais, para propor desafios globais nas respetivas áreas científicas – Economia Circular, Património Cultural e Energias Renováveis. Posteriormente, os Júris Internacionais selecionaram um desafio para cada área científica.
Na área da Economia Circular, venceu o Projeto “The transition from linear to circular economy in the Faget area through industrial symbiosis” da equipa da UVT (Alexandra Burdulea, Paul Handro, Amelia Laura Maris e Elena-Alexandra Sinoi).
Já na área da Herança Cultural, o Projeto “The Unita Move App (TUMA)” da equipa da UPPA (Noémie Rivière e Elodie Rivière) foi o vencedor.