UBI tem 1.422 novos alunos

Novos alunos foram acolhidos no Polo I da UBI
A Universidade consegue captar, pelo terceiro ano consecutivo, mais de 1.400 novos estudantes, alcançando uma taxa de preenchimento de vagas de 90 por cento. Dos alunos colocados, mais de mil escolheram a instituição em primeira opção.

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem 1.422 estudantes colocados no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). A academia ultrapassa a marca dos 1.400 na 1.ª Fase, pelo terceiro ano consecutivo. A UBI tinha aberto 1.579 vagas nos seus 36 cursos (1.º ciclo e mestrados integrados) e as colocações representam 90 por cento de ocupação. Os resultados divulgados no domingo, 25 de agosto, mostram que, num ano de descida do número de candidatos a nível nacional, a UBI tem mais 18 alunos face a 2023 (subida de 1,3 por cento).

“Também muito positivo é o facto de termos mais de mil alunos que entraram em primeira opção, o que significa que a UBI está a ser atrativa, as nossas formações correspondem às expectativas dos alunos e também do mercado de trabalho”, refere o Reitor. Mário Raposo lembra que a instituição “tem sempre procurado acompanhar o desenvolvimento da ciência, da educação, dando possibilidade a quem procura formações de obter formações atualizadas e que respondem às necessidades das empresas e organizações de hoje”.

No conjunto de formações que ficaram quase completas está o 1.º Ciclo em Computação Criativa e Realidade Virtual, que se estreia em 2024/2025. Com 20 vagas disponíveis, teve 19 colocados, e é exemplo da adequação da estratégia da academia “ubiana” de criar cursos em áreas emergentes e com grande importância para o mercado de trabalho atual.

Em seis cursos dos mais ocupados, as notas de candidatura estiveram acima dos 150 pontos. Para entrar em Medicina foi necessária a classificação mais alta (mínimo de 177,0), seguido de Ciência Política e Relações Internacionais (163,5), Psicologia (163,0), Arquitetura (160,4), Design de Moda (155,0) e Gestão (152,2).

“Gostávamos já de ter preenchido todas as vagas, mas temos que ter noção de que estamos no interior do país e a UBI é uma das instituições do interior do país que cativa mais alunos”, sublinha Mário Raposo. “Podemos dizer que hoje a UBI é uma universidade verdadeiramente nacional, porque atrai alunos de todo o país e está a dar resposta às expectativas nela colocadas quando se fez a aposta do Ensino Superior aqui”, reforça o responsável máximo da instituição.

O Reitor reforça que “a UBI tem um ensino de proximidade, inovador, procura dar resposta aos problemas sociais dos alunos, estando sempre pronta a dar resposta aso anseios dos estudantes e oferecemos um ensino e uma investigação de qualidade e, portanto, a UBI é uma universidade que também hoje a nível internacional, pertencendo à UNITA, dá aos alunos a possibilidade de eles se internacionalizarem, frequentando outras universidades por essa Europa fora”.

Por outro lado, refere Mário Raposo, a instituição está localizada na Covilhã, “uma cidade mais económica que as grandes cidades, onde a segurança é uma grande mais-valia, porque as pessoas podem circular na nossa cidade a qualquer hora do dia ou da noite e as próprias pessoas gostam dos estudantes e, portanto, há um bom ambiente em torno dos estudantes, que os cativa e faz desta cidade uma cidade universitária.”

Os colocados terão de fazer a matrícula entre os dias 26 e 29 de agosto, online ou presencialmente (no Polo I da UBI), das 9h00 às 16h00.  Os estudantes que efetuarem a matrícula on-line devem pagar a taxa de inscrição até às 23h59 do dia 29 de agosto.

Na página “Novos Alunos” está disponível toda a informação necessária para tratar do processo, desde os documentos aos dias preferenciais para a matrícula de cada curso.

Aqueles que ainda pretendam estudar na UBI podem concorrer à 2.ª Fase do CNAES, entre os dias 26 agosto e 4 setembro. Em breve serão divulgadas as vagas.

Pode ler também