A saúde também tem voz

Da prevenção à interdisciplinaridade e ao impacto do sono, as Jornadas da Saúde tornaram-se um espaço de reflexão sobre os desafios da medicina no mundo pós-pandemia e o futuro da saúde num cenário em constante mudança.

Durante os três primeiros dias de abril, 17 oradores e cerca de 200 estudantes juntaram-se na 1ª edição das Jornadas da Saúde, uma iniciativa promovida pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) em parceria com os núcleos de estudantes da área da saúde.

O evento, que procurou discutir assuntos pertinentes na área da saúde e do bem-estar, arrancou com o tema “O mundo pós-pandemia – O que mudou?”, que abordou particularidades da medicina no pós COVID-19. O debate passou pela evolução da saúde pública, os impactos psicológicos, a desinformação e as suas consequências.

Os especialistas destacaram a importância da prevenção, evidenciando como a pandemia reforçou a necessidade de antecipar cenários na área da saúde. Discutiram-se temas como a adesão da população à vacinação, à testagem e aos desafios da saúde mental, especialmente entre os jovens. Neste último caso, Catarina Pombo, psicóloga no Agrupamento de Escolas do Teixoso, relembrou que “ainda não existe uma política de prevenção para aplicar nas escolas”, alertando para a necessidade de avanços na prevenção da saúde mental.

No segundo dia, o tema abordado foi “O papel da interdisciplinaridade em saúde – Como trabalhar em equipa?”, com destaque na necessidade de cooperação entre diferentes especialidades para uma abordagem mais eficaz no tratamento e prevenção de doenças. O debate reuniu profissionais de diversas áreas, entre as quais desporto, psicologia, farmacêuticas, biomédicas, optometria e medicina, que mostraram a importância da interdisciplinaridade e de como é fundamental para o funcionamento de todas as especialidades ligadas à saúde.

O encerramento das jornadas, no dia 3 de abril, focou-se na “Importância do sono na saúde e no desempenho académico e profissional”. A sessão destacou os impactos da qualidade do sono no rendimento e na produtividade académica e profissional, realçando a necessidade de adotar hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida.

Sara Amaral, coordenadora da Secção de Ação Social e Saúde da AAUBI e membro da organização das Jornadas da Saúde, destaca a importância da iniciativa: “foi uma oportunidade única de partilha de conhecimento e união entre todos aqueles que fazem da saúde a sua missão”. Já Andreia Lopes, aluna de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realça o valor do evento: “Espero que façam mais jornadas, porque dão imensa informação e é enriquecedor para a educação”.

A 1ª edição das Jornadas da Saúde proporcionou momentos de reflexão e partilha sobre temas cruciais para a saúde pública e individual. Através de debates destacou-se a importância da prevenção da saúde, do trabalho interdisciplinar e dos hábitos saudáveis.

Pode ler também