AAUBI debate finanças em Assembleia de Estudantes

A Assembleia Geral de Estudantes realizou-se no Anfiteatro 8.1 na Faculdade de Engenharias da UBI.
A Assembleia Geral de Estudantes da AAUBI reuniu para discutir e votar o Relatório Final de Contas referente ao mandato de 2023.

Com a presença de cerca de 30 estudantes, a sessão que decorreu no dia 20 de março, pelas 18h, abordou diversos pontos cruciais para a saúde financeira da associação. Durante a apresentação do relatório de contas, João Nunes, presidente da AAUBI, destacou a falta de organização contabilística dos núcleos, frisando que apenas quatro entregaram a documentação até dezembro do ano passado.

João Nunes destacou, ainda, uma preocupante discrepância entre os anos 2022 e 2023, com um acréscimo significativo da dívida: neste período, a Associação Académica aumentou as suas dívidas a fornecedores em mais de 37 mil euros, devendo agora aproximadamente 272 mil euros.

Questionado relativamente ao défice, João Nunes referiu que houve atividades mal planeadas e que deram prejuízo, e apontou a Receção ao Caloiro e a Semana Académica como os principais causadores desta situação.

O presidente da AAUBI ressaltou a necessidade de repensar eventos e cortar gastos para equilibrar as finanças da associação. Também foi discutida a possibilidade de adotar novas estratégias para aumentar a receita, como a procura por patrocínios e parcerias vantajosas. A direção referiu que os “cortes não significam perda de qualidade”.

Seguiram-se as votações para a aprovação do relatório de contas com 25 votos a favor, zero votos contra e quatro abstenções.

A proposta de uma nova mesa para a comissão de revisão estatutária também foi aprovada por unanimidade. A assembleia extraordinária da AAUBI encerrou com o compromisso de que os novos órgãos tudo farão para enfrentar as adversidades financeiras que afetam a associação.