Acreditação máxima para a Licenciatura em Optometria e Ciências da Visão

Os avaliadores destacam os níveis de empregabilidade e o envolvimento com a comunidade através de consultas de Optometria no Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou por seis anos a Licenciatura em Optometria e Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior (UBI).

O curso, único em Portugal desta área científica integrado numa Faculdade de Ciências da Saúde, vê destacados pela Comissão de Avaliação Externa (CAE) os aspetos que lhe valeram a acreditação máxima permitida por lei, dos quais é exemplo a qualidade do corpo docente, altamente envolvido em atividades de investigação. O Relatório Final aponta ainda a satisfação dos alunos, que sublinham a facilidade de comunicação e a proximidade com os professores e a direção do curso.

A procura consistente por parte de potenciais estudantes – muitos deles internacionais – é um fator valorizado pela CAE. O interesse demonstrado pelos candidatos é resultado do trabalho realizado pelas estruturas físicas, humanas e sociais envolvidas no Ciclo de Estudos, bem como os resultados da implementação contínua, por parte da UBI, de um “sistema de gestão de qualidade de topo”.

Das infraestruturas de apoio disponíveis para a Licenciatura em Optometria e Ciências da Visão, destaca-se o Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão, onde os alunos têm a oportunidade de experimentar a prática clínica em contexto real, através de consultas de Optometria prestadas à comunidade. Este facto é sublinhado pelo Relatório Final da CAE como uma mais-valia para os estudantes, que passam a contar já com a componente prática de clínica, facilitando a subida dos níveis de empregabilidade. Além da vantagem formativa que o Centro Clínico representa, Pedro Loureiro, diretor do Curso, destaca a “importância do curso para a missão da UBI na interação entre a componente pedagógica e o serviço à comunidade”.

“Os conteúdos programáticos do curso, cujas competências estão alinhadas com o Diploma Europeu em Optometria”, explica Pedro Monteiro, “fornecem aos alunos uma formação científica de base e específica em optometria que lhes permite a compreensão detalhada do processo da visão humana, dos problemas associados e respetiva resolução”.

O Curso de 1.º Ciclo em Optometria e Ciências da Visão tem, por um lado, como principais saídas profissionais a prática clínica em óticas ou clínicas de optometria, com excelentes níveis de empregabilidade e estabelece, por outro, os alicerces formativos necessários para o ingresso ao 2.º Ciclo, capacitando os licenciados para a análise e resolução dos problemas mais comuns na área da visão.

Para o próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) tem disponíveis 39 vagas e está acessível pelas provas de ingresso: Um dos seguintes conjuntos: 02 Biologia e Geologia; ou 02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química; ou 02 Biologia e Geologia e 19 Matemática A.

O curso tem disponíveis duas bolsas de incentivo UBISTEAM para alunos de primeiro ano.

Mais informação
1º Ciclo Optometria e Ciências da Visão