“Arte de Trabalhar o Ferro” exposta na UBI

Entre os dias 5 e 30 de abril, a Biblioteca Central da UBI recebeu a exposição “Arte de Trabalhar o Ferro”, da autoria de Luís Daniel Almeida.

A exposição, composta por esculturas e peças decorativas bastante diversificadas e totalmente trabalhadas a partir de ferro reciclado, tinha como objetivo demonstrar que é possível produzir arte de forma sustentável.

O carinho pela área que o pai lhe incutiu desde criança, despertou a atenção de Luís Daniel para os trabalhos em ferro.  Mas foi a sua preocupação com as boas práticas ambientais, apostando na reciclagem e reaproveitamento dos materiais para as suas obras, que levou o artista a iniciar, em 2017, o projeto “Arte de Trabalhar o Ferro”.

As esculturas e peças decorativas são feitas a partir de ferros velhos, sobras de ferro fabril e resíduos de ferro que Luís Daniel recolhe de sucatas, velharias e ecopontos da região de Viseu.

 

O interesse pelo trabalhar do ferro enquanto arte remonta ao seu 10º ano, quando frequentou o curso de serralharia e metalomecânica, onde aprendeu o potencial que este material tem como forma de expressão artística. Ao regressar a Canas de Senhorim, de onde é natural, e após um período em Lisboa, decidiu aprofundar os conhecimentos na forma como trabalhar o ferro em fábricas da região, iniciando depois um projeto pessoal.

No seu atelier, o artesão utiliza técnicas de serralharia artística para a elaboração de uma peça, iniciando pelo desenho técnico, passando pelo corte, soldadura de ferro e/ou metais, forja, retificação, pintura e terminando com o acabamento. Após este processo, as obras são armazenadas e preparadas para eventos, promoção ou venda.

Luís Daniel Almeida trabalha a tempo inteiro no seu atelier

Para o artesão, “a maior motivação são as pessoas”, na medida em que lhes dá arte e “elas retribuem com espanto, admiração, agradecimento e carinho”. Como objetivos futuros pretende que o projeto se mantenha de forma sustentável e economicamente seguro. O seu trabalho pode ser encontrado em exposições temporárias, mercados ou eventos culturais e nas redes sociais.

De momento, para além das suas obras, Luís Daniel está empenhado no Projeto Arte, Juntos Mais Sustentáveis, onde tem o objetivo de apelar à importância da reciclagem na arte. Este projeto está integrado em eventos municipais, onde o artista realiza workshops e palestras, tendo recebido reações muito positivas.

 

 

Pode ler também