A Banda da Covilhã sediada na cidade da Covilhã, prepara-se para celebrar o 153.º aniversário. Para assinalar a efeméride, a coletividade está a preparar dois grandes momentos: o dia do aniversário, dia 1 de dezembro, com direito a desfile pelo centro histórico da cidade e romagem ao cemitério, com início às 15h30, seguindo-se o momento histórico com o lançamento do primeiro CD (intitulado “Covilhã Cidade Neve”) pelas 18h00 na Igreja de S. Francisco. Já no sábado, dia 9, pelas 16h00 no TMC terá lugar o concerto intitulado “As crianças também Sonham”, seguindo-se na sede da instituição o jantar festivo pelas 20h00.
Neste primeiro CD, a opção passou por registar a tradição filarmónica com marchas e o hino da coletividade. Ao mesmo tempo, homenagear a cidade que nos acolhe, a Covilhã e personalidades ligadas à banda, como o saudoso Joaquim Garra. Um CD com 14 faixas, 13 originais e um arranjo.
“O celebrar mais um aniversário representa a homenagem a todos os que ao longo da história trilharam o caminho que possibilitou chegar aos dias de hoje. A Banda da Covilhã através de uma dedicação árdua e laboriosa, tem ao logo dos últimos anos conseguido aproximar muitas crianças e jovens do seu projeto musical, social, pedagógico, artístico e cultural. A sua Academia de Música, com mais de uma centena de alunos, mostra bem a dinâmica, a alegria e o entusiasmo dos mais novos pela música. Na era digital, aprender música é um ato coragem. Na Banda da Covilhã todos os dias se procura inovar com criatividade de forma que todos se possam inspirar, e que através dessa inspiração e através da música se possa tornar o mundo melhor”, pode ler-se em comunicado.
A Banda da Covilhã conta atualmente com 50 músicos, aos quais neste aniversário se juntam mais cinco.