Bolsa “Novos Talentos” da Gulbenkian para aluno de Física e Aplicações

Duarte Guimarães foi um dos selecionados para o programa imersivo que apoia o talento de estudantes e incentiva a investigação.

O estudante Duarte Guimarães, do 1.º Ciclo em Física e Aplicações, foi distinguido com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), que se destinam a incentivar a iniciação à investigação e a apoiar o talento de estudantes universitários. Desta forma, o aluno da Universidade da Beira Interior (UBI), que frequenta o 3.º ano de licenciatura, vai participar num projeto de iniciação à investigação, enquanto contemplado com a designada bolsa “Novos Talentos”, na Área da Física.

Duarte Guimarães terá a ajuda de dois tutores ao longo deste ano letivo e estará em contacto com mais 100 estudantes de diversas áreas, de 1.º e 2.º ciclos de estudos. O programa inclui a participação em retiros científicos, palestras e workshops, entre outras atividades de cariz científico. Além dos tutores, os bolseiros são apoiados por uma comissão científica de reconhecido mérito, que, através de um diálogo permanente, acompanhará os bolseiros ao longo do trabalho de investigação, “desenvolvendo a excelência através do contacto com a excelência”. Este trabalho será combinado com atividades culturais e sociais, refere a Fundação Calouste Gulbenkian, no portal do programa.

Duarte Guimarães é o segundo aluno de Física e Aplicações da UBI contemplado com a bolsa “Novos Talentos”.

As bolsas Novos Talentos, segundo a Fundação Calouste Gulbenkian, “destinam-se a estudantes excecionais no Ensino Superior português”, sendo abrangidas as áreas da Biologia, Ciências Sociais, Física, Humanidades, Matemática e Química. O concurso deste ano abriu com uma centena de apoios.

Pode ler também