Candidaturas abertas às bolsas PRR para estudantes do 1.º ano

Estes apoios têm candidaturas abertas até dia 31 de outubro e destinam-se a estudantes de cursos de licenciatura e mestrado integrado de cursos das áreas STEAM.

Está aberto o período de candidaturas para a atribuição das Bolsas de Incentivo UBI STEAM. O apoio, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, através do programa UBImpulso Jovens STEAM, será atribuído a estudantes que tenham colocado a UBI no topo das suas preferências no mais recente Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e que tenham ingressado num dos cursos de licenciatura e mestrado integrado das áreas das ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática oferecidos pela instituição.

No presente ano letivo, as bolsas terão o valor unitário de 697 euros, sendo que, no total, serão disponibilizadas 165 bolsas destinadas aos estudantes de 1.º ano dos diferentes cursos STEAM, numa medida que visa incentivar o ingresso e promover a formação dos estudantes nestas áreas de estudo. Todos os estudantes elegíveis serão notificados através do seu e-mail institucional, e terão até ao dia 31 de outubro para realizar a sua candidatura à bolsa.

A concessão das bolsas prevê a atribuição de bonificações ao cálculo da nota de colocação, premiando estudantes provenientes de escolas parceiras do projeto UBImpulso e estudantes que frequentaram as atividades na UBI, como a Academia Júnior STEAM, a Universidade de Verão STEAM e a Universidade de Inverno STEAM.

Durante os próximos dias serão igualmente lançados os editais relativos à abertura do concurso para a atribuição das Bolsas UBI Bright Star, iniciativa que também conta com o apoio do projeto UBImpulso, destinadas a estudantes do 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos com maiores aumentos relativos da média ponderada, premiando avaliações de sucesso incremental nos cursos de licenciatura e mestrado integrado das áreas STEAM.

O projeto UBImpulso é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.