Construção do Centro Interativo de Ciências da UBI em andamento

O espaço, cujas obras tiveram início há poucas semanas, destina-se a promover o interesse pela ciência, em diferentes faixas etárias.

Estão a decorrer a bom ritmo as obras para a construção do Centro Interativo de Ciências da Universidade da Beira Interior (CIC-UBI). Os trabalhos foram iniciados em agosto e têm conclusão prevista para o início do próximo ano.

Construído no piso superior da Faculdade de Ciências, o CIC-UBI é uma das medidas mais ambiciosas contratualizadas no âmbito programa UBImpulso, existindo a expectativa de que o novo espaço se torne num local de referência no que respeita à divulgação de atividades científicas junto da sociedade, naquela que será a casa do programa Cientista Júnior, assim como dos vários clubes de ciência protocolados entre a UBI e as escolas da região, ao abrigo do programa UBImpulso Jovens STEAM.

O CIC-UBI apresenta-se como um espaço fundamental na estratégia da UBI de promoção das áreas das ciências junto mais novos, pretendendo, em simultâneo, captar o interesse do público adulto para as temáticas abordadas no domínio das ciências, através da realização de atividades dedicadas e do acolhimento de exposições itinerantes. Além destas iniciativas, o novo local irá acolher um planetário, que visa despertar a curiosidade dos visitantes para os temas da astronomia.

Em paralelo, encontram-se a decorrer os procedimentos para a aquisição de equipamentos a instalar no futuro espaço.

A construção do CIC-UBI é uma das principais medidas previstas no programa UBImpulso, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia. Conta com um investimento próximo dos 445 mil euros e estima-se que entre em funcionamento no decorrer do presente ano letivo.