Coro Misto da Beira Interior homenageia Eugénio de Andrade

Foto: D.R.
Concerto “Poemas” tem lugar no próximo dia 20, no Fundão.

Inserido nas comemorações do Centenário de Eugénio de Andrade, irá ter lugar, no dia 20 de janeiro, às 15h30, no Octógono, no Fundão, o concerto “Poemas”, protagonizado pelo Coro Misto da Beira Interior e pelo Coro Infantil da Beira Interior, com direção de Luís Cipriano.

A entrada será gratuita, mas sujeita a reserva obrigatória de lugar. A reserva de bilhete pode ser realizada através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Este concerto é baseado em poemas de Eugénio de Andrade e irá assinalar a data de aniversário do poeta. Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923, na Póvoa de Atalaia, concelho do Fundão. Em 1932, acompanha a mãe para Castelo Branco e um ano mais tarde para Lisboa.

Não obstante o seu prestígio, Eugénio de Andrade passou toda a sua existência afastado da vida social, literária ou mundana. Nutria aversão pela comunicação social, distanciou-se de colóquios, congressos e reuniões, nunca tendo sequer sido concorrente nos prémios que lhe foram atribuídos em Portugal, França, Brasil ou na ex-Jugoslávia.

Traduzido em cerca de 20 línguas, a poesia de Eugénio de Andrade tem sido estudada e comentada por grandes vultos da literatura e língua portuguesa e suscitado interesse de diversos músicos.

Viveu no Porto, de que foi cidadão honorário. Na sua aldeia, Póvoa de Atalaia, na antiga escola primária, nasceu a Casa da Poesia, um espaço interpretativo dedicado à vida e obra do poeta, cujo espólio representa o percurso biográfico e a obra literária de Eugénio de Andrade, utilizando textos, imagens, objetos e vídeos.

Pode ler também