CoRoots promove ações dedicadas ao mundo rural

O projeto teve a participação da UBI e de outra entidade portuguesa, em parceria com uma austríaca e outra espanhola.

O CoRoots – Communicating Roots, projeto Erasmus+, que teve a participação do Instituto Federal de Economia Agrícola, Investigação Rural e de Montanha (Áustria), o Cives Mundi (Espanha), o Prout Research Institute Portugal (PRIP) e a Universidade da Beira Interior (UBI), encerrou em setembro, tendo desenvolvido um conjunto de ações dedicadas ao desenvolvimento rural.

O projeto visou capacitar cidadãos e organizações para a criação de estratégias de desenvolvimento sustentável e fortalecer a resiliência económica e ambiental dos territórios rurais.

Durante o período de um ano, as quatro organizações europeias realizaram Intercâmbios de Boas Práticas na Áustria, em Espanha e em Portugal, com o objetivo de proporcionar uma reflexão em torno dos três pilares do CoRoots: resiliência, desenvolvimento rural e governança.

A organização da iniciativa revela que realizou 15 visitas a projetos rurais e três ações de colaboração da rede CoRoots paralelas ao projeto, com 42 participantes em atividades de intercâmbio e boas práticas, que resultaram no benefício de 13 organizações e três instituições locais. Com o objetivo de partilhar os ensinamentos retirados desta experiência, as quatro organizações parceiras lançaram o Guia CoRoots, um suporte que reúne metodologias, ferramentas, abordagens de trabalho e alguns dos exemplos práticos observados durante a execução do projeto.

Estas ações resultaram num conjunto de aprendizagens úteis para o desenvolvimento rural, que servirão agora para enriquecer o projeto “Cova da Beira Converge”, uma iniciativa UBI e PRIP, que procura a conceção de uma estratégia de resiliência territorial na região da Cova da Beira, recorrendo à participação cidadã.