A Universidade da Beira Interior (UBI) alargou o número de parcerias com instituições internacionais, na sequência da assinatura de dois acordos de cooperação com as universidades chinesas de Shaoxing e de Jiaxing.
A troca de protocolos aconteceu no âmbito da visita que uma delegação da UBI efetuou às duas academias, que incluiu ainda a passagem por várias empresas da mesma região, Huang Zhou.
Decorreram ainda reuniões entre os elementos da UBI e professores de departamentos homólogos das universidades chinesas.
A delegação da UBI incluiu o Vice-Reitor para a Internacionalização, José Páscoa, e envolveu os docentes Paulo Almeida e Albertino Figueiredo (ambos do Departamento de Química), Clemente Pinto (Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura) e o Pedro Gaspar (Departamento de Engenharia Eletromecânica).
Os contactos estabelecidos abriram portas para a possibilidade de a UBI acolher estudantes e investigadores das duas universidades, nomeadamente para frequentarem cursos de Mestrado e Doutoramento.
Ainda no plano do intercâmbio, a Universidade de Jiaxing mostrou interesse em receber professores dos departamentos de Química e Engenharia Civil e Arquitetura da UBI. A ideia passa por apoiarem, explorarem e utilizarem os novos equipamentos de investigação que esta universidade adquiriu recentemente, em domínios onde a UBI tem uma vasta experiência de mais de um quarto de século.
A Universidade de Jiaxing deu conta do interesse em estabelecer uma parceria de dupla titulação com o curso de Licenciatura em Engenharia Eletromecânica da UBI para os próximos 15 anos, reconhecendo, assim, a longa e comprovada qualidade nesta área de formação, superior a 35 anos. Foram ainda iniciados os trabalhos com vista a expandir esta parceria para os cursos de Licenciatura em Engenharia Civil e de Química Industrial. Sendo estas as três áreas consideradas estratégicas para apoio financeiro pelo Ministério da Educação da China.
Ainda no âmbito desta visita, que decorreu entre os dias 6 e 10 de julho, Pedro Gaspar teve ocasião de proferir uma MasterClass que versou sobre “estratégias inovadoras para reduzir as cargas térmicas em sistemas de refrigeração comercial”. Um momento muito apreciado pelos professores e estudantes chineses que participaram na sessão.
A visita à China representa a importância que a academia “ubiana” atribui a estas relações internacionais, que representam mais-valias significativas para docentes e estudantes. A comitiva da UBI faz precisamente parte do Grupo de Missão que o Reitor da UBI, Mário Raposo, dinamizou com o objetivo de promover a cooperação com instituições de Ensino Superior da China.