Docente da UBI analisa a influência da inteligência artificial no processo de produção jornalística

Foto: Daniel dos Santos
João Canavilhas concedeu uma entrevista à revista brasileira “Estudos em Jornalismo e Mídia”, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O docente da Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI) deu recentemente uma entrevista à revista científica brasileira “Estudos em Jornalismo e Mídia”, da Universidade Federal de Santa Catarina. Numa entrevista feita pelo investigador Branco Di Fátima (LabCom/UBI), o docente sugere – entre outras ideias fortes – a criatividade como “escudo de defesa do jornalista em relação à inteligência artificial”.

João Canavilhas é um dos intelectuais mais atentos às transformações impulsionadas pelas tecnologias digitais no jornalismo ibero-americano. Alguns dos seus trabalhos alcançaram reconhecimento internacional, justamente por introduzir leituras originais em momentos de importantes mudanças na produção do conteúdo noticioso.

Doutor em Comunicação, Cultura e Educação pela Universidad de Salamanca (USAL), em Espanha, é Professor Associado na Universidade da Beira Interior – UBI, em Portugal. Investigador integrado do LabCom – Comunicação e Artes da UBI, é autor de dezenas de trabalhos publicados em livros e revistas científicas de alto impacto. Consultor de projetos em Portugal, Espanha e Brasil, já integrou a equipe de 15 projetos de investigação financiados por organismos nacionais e internacionais.