Docente e aluno de Informática da UBI recebem menção honrosa

Prémio atribuído pela Associação DNS.PT distingue site construído com base no arquivo do jornal "Notícias da Covilhã".

O docente da UBI, Ricardo Campos, e o aluno de licenciatura em Engenharia Informática, Rodrigo Silva, foram agraciados com uma menção honrosa, atribuída pela Associação DNS.PT  (“Prémio Arquivo.pt 2024”), distinção que vai ser entregue esta sexta-feira, 5 de julho, durante o Encontro Ciência, que decorre no Porto, pelo desenvolvimento do “ArquivoNC – o arquivo web do Jornal de Notícias da Covilhã”. O site é da autoria de Rodrigo Dias da Silva, orientado pelo professor do Departamento de Informática.

Promovendo a utilização do Arquivo.pt como ferramenta de treino e aprendizagem em contexto de aula, o trabalho surgiu no âmbito do projeto de final de curso em Engenharia Informática da UBI. “ArquivoNC – o arquivo web do Jornal de Notícias da Covilhã” disponibiliza o acesso a dez anos de páginas web do jornal “Notícias da Covilhã” a partir das notícias preservadas pelo Arquivo.pt entre 2009 e 2019.

Digitando “arquivonc.ubi.pt” o utilizador pode aceder a 2661 notícias, mais de 1300 imagens e 372 capas do jornal. O site é composto pelas secções utilizadas durante aquele período, bem como, um aspeto gráfico semelhante, permitindo a pesquisa de textos, fotografias e capas do “Notícias da Covilhã”.

Para além das funcionalidades habituais de pesquisa, foram acrescentadas nesta plataforma, através de inteligência artificial, a recomendação de peças noticiosas mais antigas, bem como a possibilidade de ouvir as notícias em áudio, com voz feminina ou masculina, consoante o género do jornalista que redigiu o texto.