A Universidade da Beira Interior (UBI) organiza o Encontro UBI Ciência e Inovação 2024, que acontece entre os dias 18 e 24 de novembro, no Anfiteatro das Sessões Solenes. O evento integra a programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e vai destacar as contribuições científicas da academia, promovendo a interdisciplinaridade, o intercâmbio de ideias e a colaboração entre os investigadores.
O programa inclui o lançamento de duas propostas estratégicas para esta área: o Guia de Acolhimento, que visa apoiar os investigadores internacionais que chegam à academia; e o e-book e podcast que vai divulgar a toda a comunidade, e em modelos apelativos, a inovação que se faz na UBI.
“A realização deste evento, além de disseminar a investigação desenvolvida na UBI, coloca a nossa universidade e a região no mapa nacional dos eventos da Semana da Ciência e Tecnologia. Queremos dar a conhecer os nossos investigadores, o trabalho que realizam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e do bem-estar e desenvolvimento humano”, salienta Sílvia Socorro, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, que promove o evento.
“O programa geral resulta do convite enviado a todos os nossos investigadores e unidades de investigação, através de uma ‘call’ interna, que apelou à submissão de diferentes tipos de propostas de participação. É constituído por intervenções de todos os que quiseram juntar-se à iniciativa”, segundo a Vice-Reitora, que salienta “as solicitações de empresas e consultoras que também se associam ao evento”.
No primeiro dia, 18 de novembro (segunda-feira), o programa inclui a Sessão de Abertura (Anfiteatro das Sessões Solenes, pelas 15h30), que conta com a presença de representantes dos municípios da Covilhã e do Fundão, bem como do Reitor da UBI, Mário Raposo, e da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Sílvia Socorro.
Segue-se o lançamento do e-book e do podcast “No Interior da Ciência”, com a presença do diretor do “Jornal do Fundão”, Nuno Francisco. Este momento assinalará o primeiro aniversário desta rubrica de comunicação de ciência, que culminará num momento cultural e Porto de Honra. O podcast fica disponível às 10h00 de domingo (24 de novembro), Dia Nacional da Cultura Científica, e pode ser ouvido a partir das plataformas da UBI e do “Jornal do Fundão”.
O dia 19 de novembro (terça-feira) será dedicado às sessões de apresentação de projetos financiados por diversas fontes (Erasmus, Compete, PRR e Horizonte Europa) e/ou projetos inovadores em ligação com a indústria. Estas apresentações serão conduzidas por investigadores, empreendedores e/ou empresas.
Na quarta-feira, 20 de novembro, na Faculdade de Ciências da Saúde (10h00), acontecerá a atividade designada “Passeio Olfativo: onde nasce o conhecimento”, uma proposta diferenciadora, realizada em colaboração com a Plataforma de Ciência Aberta de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Champalimaud. Proporcionará uma experiência de conhecimento de vários espaços através do olfato e da compreensão da forma como se pode alterar a perceção comum que temos dos mesmos. A atividade é aberta ao público e será orientada por investigadores do Centro de Investigação em Ciências da Saúde-UBI e do IT-Covilhã.
Para 21 de novembro (quinta-feira), estão previstas as Sessões INTERREG e Fundação La Caixa, que terão início pelas 14h30, dando seguimento à apresentação de projetos financiados por estas linhas.
No dia 22 de novembro (sexta-feira), realizam-se as Pitch Sessions dedicadas às Unidades de I&D da UBI, que irão mostrar o trabalho que desenvolvem e os projetos futuros, pelas 10h00. Segue-se a apresentação do Guia de Acolhimento ao Investigador Internacional e as apresentações dos Posters selecionados, com a entrega de um Prémio Monetário de 150€ para o melhor Poster.
O evento inclui também um conjunto de atividades diversas levadas a efeito e organizadas nas várias unidades de I&D da UBI, sessões pitch e uma exposição de posters científicos com os trabalhos desenvolvidos por alunos de mestrado e doutoramento da UBI, a qual estará patente durante toda a semana, no hall do auditório.
A Semana da Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Ciência Viva para celebração da cultura científica a nível nacional. Ao longo desta semana, as instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país, oferecem centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia. Na UBI, o CICS-UBI, já com tradição nesta iniciativa ao longo dos anos, promove também um conjunto de atividades que se encontram disponíveis para inscrição na página do Ciência Viva.